Além dos atletas, técnicos, membros dos clubes e funcionários dos estádios também deverão ser submetidos aos exames, o que poderá somar 20 mil testes. A ideia dos dirigentes alemães é recomeçar a temporada dia 9, com portões fechados e com no máximo 300 pessoas dentro de cada estádio.
Para que tudo isso ocorra, é preciso um consenso entre a Bundesliga, os clubes, jogadores e o governo federal, além da autorização da chanceler Angela Merkel. Uma reunião virtual é prevista para está quinta-feira com representantes de todos os setores.
A Alemanha é o sexto país do mundo mais afetado pela pandemia, após Estados Unidos, Espanha, Itália, França e Reino Unido. Segundo o Instituto Robert Koch, foram registradas 159.119 infecções e 6.228 mortes, enquanto o número de pacientes recuperados é de 123.500.
Os governantes alemães aplicaram medidas menos restritivas do que em outros países. Desde o princípio, foi possível praticar esportes individuais ao ar livre. Nas últimas semanas, foi permitido a abertura de lojas pequenas ou médias.