Aduriz, que acabara de entrar, acertou uma linda meia bicicleta ao escorar cruzamento da direita, na área. O gol decidiu a partida e levantou a torcida basca, que já havia celebrado a própria entrada do jogador em campo. Cria da base do Athletic, o veterano de 38 anos faz sua última temporada pela equipe, antes de se aposentar.
Jogando com seu uniforme novo, quase todo amarelo, o atual bicampeão espanhol teve a importante baixa de Messi nesta tarde. O argentino foi poupado porque está na fase final de recuperação de uma lesão na panturrilha direita. Outro desfalque foi o brasileiro Philippe Coutinho, que não deve mais jogar pelo time neste início de temporada. O meia foi emprestado ao Bayern de Munique.
Sem a dupla, Valverde escalou o setor ofensivo catalão com Luis Suárez, Dembélé e Griezmann, principal reforço da equipe para a nova temporada europeia.
Sem o seu principal jogador, o Barcelona esteve longe de reproduzir nesta sexta as boas atuações da temporada passada. No primeiro tempo, o time catalão criou suas melhores oportunidades em finalizações de Suárez, aos 31, e Rafinha, aos 43, ambos no travessão. No lance do brasileiro, o goleiro fez leve desvio com a ponta dos dedos e a bola bateu na trave.
No segundo tempo, o jogo se tornou ainda mais morno para o Barcelona. Pouco criativo, investia pouco no ataque. A equipe da casa mantinha a mesma cautela do primeiro tempo. Até que Ander Capa disparou pela direita e levantou na área para Aduriz anotar lindo gol, em seu primeiro lance na partida.
Na segunda rodada, no domingo que vem (dia 25), o Barcelona vai encerar o Betis, em seu primeiro jogo em casa neste Espanhol, no Camp Nou. A equipe de Bilbao enfrentará visitará o Getafe no dia 24..