Dos 23 atletas convocados nesta sexta-feira, 13 jogarão pela primeira vez na seleção principal do Japão. Entre eles está o meia Takefusa Kubo, o mais jovem do elenco, que completará 18 anos no próximo dia 4. O jogador já atuou pela equipe juvenil do Barcelona, mas voltou ao país natal e hoje está no FC Tokyo.
"Quero que os jovens jogadores possam ter essa maravilhosa oportunidade, na Copa América, e possam se desenvolver pensando nos Jogos Olímpicos do ano que vem", disse Moriyasu, nesta sexta-feira, em entrevista coletiva em Tóquio logo após o anúncio da convocação para a competição sul-americana. O Japão e o Catar são os convidados da Conmebol para completar a lista de 12 países na disputa de 14 de junho até 7 de julho.
Mas não é só de jovens que a seleção japonesa é formada para a Copa América. O treinador convocou alguns nomes experientes como o goleiro Eiji Kawashima, de 36 anos, que atua pelo Strasbourg, da França. O atacante Shinji Okazaki, com 50 gols em 116 jogos pelo time nacional, e o meia Gaku Shibasaki são os outros atletas com mais de 23 anos na lista de convocados.
Na Copa América, o Japão está no Grupo C e fará a sua estreia no dia 17 de junho contra o Chile, no estádio do Morumbi, em São Paulo. Na sequência, três dias depois, terá pela frente o Uruguai, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. A fase de grupos será encerrada contra o Equador, no dia 24, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
Confira a lista de convocados do Japão para a Copa América:
Goleiros - Eiji Kawashima (Strasbourg-FRA), Ryosuke Kojima (Oita Trinita) e Keisuke Osako (Sanfrecce Hiroshima)
Defensores - Naomichi Ueda (Brugge-BEL), Kou Itakura (Groningen-HOL), Tomoki Iwata (Oita Trinita), Yugo Tatsuta (Shimizu S-Pulse), Teruki Hara (Sagan Tosu), Daiki Sugioka (Shonan Bellmare), Daiki Suga (Hokkaido Consadole Sapporo) e Takehiro Tomiyasu (Sint-Truidense-BEL)
Meio-campistas - Gaku Shibasaki (Getafe-ESP), Shoya Nakajima (Al Duhail-CAT), Yuta Nakayama (PEC Zwolle-HOL), Koji Miyoshi (Yokohama F Marinos), Tatsuya Ito (Hamburgo-ALE), Taishi Matsumoto (Sanfrecce Hiroshima), Kouta Watanabe (Tokyo Verdy), Hiroki Abe (Kashima Antlers) e Takefusa Kubo (FC Tokyo)
Atacantes - Shinji Okazaki (Leicester City-ING), Daizen Maeda (Matsumoto Yamaga) e Ayase Ueda (Hosei University)