A Inglaterra já foi responsável por colocar dois representantes em uma final das duas competições, porém em anos diferentes. Na primeira edição da Copa UEFA, antecessor da Liga Europa, em 1971/1972, Tottenham e Wolverhamton disputaram a decisão, vencida pelo clube de Londres.
Já em 2007/2008, Manchester United e Chelsea protagonizaram a final da Liga dos Campeões, vencida pelos Red Devils de Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo nos pênaltis.
Quem mais chegou perto da façanha alcançada pelos ingleses foram os espanhóis. Em duas oportunidades nesta década, representantes do país ibérico ocuparam três das quatro vagas.
Em 2013/2014, enquanto Real e Atlético faziam o clássico de Madri na final da Champions, o Sevilla derrotava o Benfica na Liga Europa. Já em 2016/2017, na reedição do dérbi da capital, o Sevilla venceu mais uma vez a competição continental, desta vez batendo o Liverpool.
O bom desempenho dos ingleses ajuda o país na perseguição ao primeiro lugar no ranking de clubes por país desenvolvido pela UEFA, e que determina o número de vagas para competições europeias em cada liga nacional. No ranqueamento, a Inglaterra, que soma 83,891 pontos, fica atrás somente da Espanha, que tem 103,569..