
Como informa a imprensa local, o hispano-brasileiro teria ocultado parte da quantia proveniente de sua maior patrocinadora, a fornecedora de material esportivo Adidas, pouco antes de se transferir ao Chelsea.
Diego Costa não teria declarado seus ganhos de maneira integral e, com a mudança de residência para a Inglaterra, teria aproveitado para se livrar dos impostos espanhóis.
Segundo as informações veiculadas no velho continente, o jogador alega que, justamente por se tratar do período em que estava de mudança para Londres, não teria obrigação de se declarar em solo espanhol. Todavia, a Fazenda Espanhola já teria aceitado retirar a acusação de delito ao mesmo e também diminuir o valor da multa inicial, que seria de 2,3 milhões de euros (pouco mais de R$ 10 milhões).
Diego Costa é só mais um dos casos de jogadores de futebol envolvidos em crimes tributários e denúncias fiscais. Inclusive, nomes como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, entre outros, já estiveram vinculados a episódios do tipo.