Além disso, o modificado Bernabéu terá um telão 360º e um novo setor nas arquibancadas. Mas a capacidade será mantida em 80 mil pessoas. "Será o grande estádio do futuro, o melhor do mundo", disse o presidente do clube, Florentino Pérez. "Nosso futuro passa pelo novo estádio, é isso o que marcará nosso destino".
A reconstrução do Bernabéu durará três ou quatro anos. O clube disse que o trabalho não afetará as partidas da equipe, já que a maioria das obras será realizada durante as férias do verão europeu.
O primeiro passo será a demolição de um centro comercial, que se converterá em uma praça pública ao lado do estádio, no bairro de Chamartín.
"Este é um momento que devemos lembrar por causa de sua importância e que é o início definitivo da contagem regressiva para essa inovação arquitetônica que vai converter o Santiago Bernabéu em um ícone de vanguarda e universal", disse Perez. "Este é um dos grandes projetos para o futuro do Real Madrid e também para a cidade".
O Real tentou reformar seu estádio várias vezes, mas os projetos anteriores foram rejeitados pela prefeitura de Madri e pela Justiça. As autoridades não permitiam que o clube aumentasse o tamanho das estruturas atuais, o que levou o clube a optar pela reformar do que já está construído, transferindo alguns dos escritórios para a Ciudad Real Madrid, o CT do time, em Valdebebas.
O clube começou a trabalhar no projeto do estádio em 2009. Três anos atrás, disse que o objetivo era terminar as obras em 2020, com um custo estimado inicialmente em 400 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,73 bilhão). "É uma oportunidade que não deve ser perdida", disse Pérez, acrescentando que o novo estádio permitirá ao time se manter competitivo no cenário mundial.
De acordo com o dirigente, o Real Madrid investiu mais de 250 milhões de euros (R$ 1,08 bilhão) desde 2000 no estádio, que foi inaugurado em 1947..