Para os colombianos, o jogo teve sabor de revanche. Da última vez que se enfrentaram, o Japão levou a melhor por 2 a 1, pela fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia, no ano passado. Na ocasião, as duas seleções acabaram avançando às oitavas de final.
Em sua estreia no comando da Colômbia, após assumir o cargo no mês passado, Queiroz evitou mudanças mais bruscas na equipe. Mas tornou o time mais ofensivo, com Sebastián Villa, Luis Muriel e Falcao atuando de forma mais avançada, sendo municiados por James Rodríguez.
Mais ofensivo, o time da Colômbia dominou o jogo e criou as melhores oportunidades de gol. No segundo tempo, Duván Zapata sofreu falta dentro da área e o árbitro assinalou o pênalti, convertido por Falcao Garcia, aos 19 minutos. Na sequência, os colombianos chegaram a balançar as redes pela segunda vez, mas o juiz anotou impedimento e anulou o gol.
As duas seleções voltam a campo na terça-feira. Ainda em solo asiático, a Colômbia vai enfrentar a Coreia do Sul. O Japão vai receber outra equipe sul-americana e possível rival na Copa América, a Bolívia.
No Brasil, a Colômbia estará no Grupo B, encabeçado pela Argentina. Um dos convidados da organização, o Japão estará na chave C, com Uruguai, Equador e Chile.
Chará e Orejuela - Os jogadores de Atlético e Cruzeiro, respectivamente, não entraram em campo na vitória colombiana. O técnico Carlos Queiroz promoveu apenas quatro mudanças no amistoso. Além dos dois representantes do futebol mineiro, Borja, atacante do Palmeiras, e Cuéllar, volante do Flamengo, ficaram no banco. .