
Saiba mais
O craque sofreu com lesões nos momentos mais decisivos da carreira. Durante a Copa de 2014, no Brasil, uma fratura na vértebra o tirou da semifinal e por pouco não causou estrago maior. No Mundial do ano passado, ele não se apresentou na forma ideal por ter sofrido uma fratura no pé direito, mesmo problema que atualmente o tirou de combate - viu a eliminação do PSG da beira do gramado do estádio em Paris.
"Eu enfrentei dificuldades que são complicadas na vida de um atleta. Seja ela derrota, sejam lesões. É como agora. Estou passando por um momento difícil, óbvio, mas tiro forças disso. Porque quero voltar melhor, mais forte", disse Neymar à Rede Globo recentemente.
O momento ruim, porém, não diminui os feitos obtidos pelo atacante brasileiro ao longo da década. Neymar se tornou um jogador valioso, realizou o sonho de vestir a camisa do Barcelona, conquistou uma Liga dos Campeões pelo clube espanhol ao lado de Messi e encheu várias pessoas de orgulho. Neymar já encantou o mundo algumas vezes com seu talento.
Início
O descobridor e primeiro técnico do jogador, Roberto Antônio dos Santos, o Betinho, encontrou o menino Neymar com seis anos e o levou para o futsal. "O Juninho (Neymar Junior) é a pessoa mais dedicada que conheço. Ele sempre foi disciplinado, obediente e inteligente. Muita gente não sabe o quanto ele é um cara simples", conta.
Assim como Betinho, outras pessoas que conheceram Neymar no começo da carreira o defendem das críticas comuns sobre seu comportamento. Alguns estigmas como festeiro, mimado e cai-cai podem atrapalhar a reputação do atleta, mas são confrontados por quem conviveu de perto com o astro.
O técnico Marcelo Martelotte era auxiliar do Santos na época da primeira crise pública do jogador, a desavença com Dorival Junior sobre um pênalti. "Aquilo foi um episódio isolado. Ajudou no seu amadurecimento. Neymar passou a entender o quanto suas atitudes refletem na carreira", diz.
Martelotte garante que Neymar é um jogador empenhado ao seu trabalho. "Ele sempre gostou de treinar e de querer evoluir em tudo. O Neymar que eu conheço é um cara muito obstinado", comentou.