Das seleções que estiveram na Pampulha na Copa das Confederações de 2013, terão presença certa no Mineirão, este ano, Japão e Uruguai.
JAPÃO
Pelo Grupo A da Copa das Confederações daquele ano, o Japão perdeu por 2 a 1 para o México em BH. O retorno da seleção nipônica ao Mineirão está marcado para 24 de junho, no duelo contra o Equador, pelo Grupo C da Copa América. Os japoneses disputarão a competição sul-americana na condição de convidados, assim como o Catar.
Japão esteve no Mineirão na Copa das Confederação e foi derrotado por 2 a 1 pelo México - Foto: AFP PHOTO / YURI CORTEZ
URUGUAI
Também pela Copa das Confederações de 2013, o Uruguai, dos craques Suárez e Cavani, perdeu por 2 a 1 para o Brasil no Mineirão em partida válida pelas semifinais.
Cavani lamenta eliminação para o Brasil, no Mineirão, nas semifinais da Copa das Confederações - Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
Na Copa América, o Uruguai estará em ação no Mineirão em 16 de junho, contra o Equador, pelo Grupo C.
BRASIL
Naquela edição da Copa das Confederações, o Brasil garantiu vaga na final ao bater os uruguaios no Mineirão com gols de Fred e Paulinho. Cavani descontou.
Na Copa do Mundo, o Brasil esteve no Mineirão nas oitavas de final, quando eliminou o Chile nos pênaltis, e no vexatório 7 a 1 sofrido para a Alemanha, pelas semifinais.
Neymar comemora, abraçado com Felipão, a classificação sobre o Chile nas oitavas da Copa de 2014 - Foto: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI
Choro de David Luiz e Luiz Gustavo em derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha, no Mineirão - Foto: REUTERS/David Gray
Na Copa do Mundo, o Brasil esteve no Mineirão nas oitavas de final, quando eliminou o Chile nos pênaltis, e no vexatório 7 a 1 sofrido para a Alemanha, pelas semifinais.
Já na Copa América 2019, o Brasil só poderá retornar à Pampulha nas semifinais caso lidere o Grupo A (formado por Bolívia, Peru e Venezuela) e passe também pelas quartas.
O jogo semifinal em Belo Horizonte está marcado para 2 de julho.
ARGENTINA
A visita da Argentina ao Mineirão foi válida pelo Grupo F da Copa do Mundo de 2014. Num jogo duro contra o Irã, Messi resolveu a parada e marcou em chute de fora da área.
Festa de Messi no Mineirão com o gol da vitória sobre o Irã pela fase de grupos da Copa'2014 - Foto: AFP PHOTO / PEDRO UGARTE
Na Copa América, a presença de Messi não é certa. O fato é que os ‘hermanos’ estarão de volta ao Gigante da Pampulha em 19 de junho, no clássico sul-americano contra o Paraguai pelo Grupo B.
COLÔMBIA
Também na Copa de 2014, a Colômbia promoveu no Mineirão uma das maiores festas daquela edição. O estádio ficou colorido de amarelo na vitória por 3 a 0 sobre a Grécia, pelo Grupo C. Os cafeteros pareciam os donos da casa em Belo Horizonte.
O reencontro dos colombianos com o Mineirão pode ocorrer na semifinal, em 2 de julho. Para isso, a seleção de Cuadrado, James Rodríguez, Quintero, Falcao Garcia e Chará precisa se classificar às quartas como segunda ou terceira colocada do Grupo B.
CHILE
No Mundial’2014, o Chile também provocou emoções no Mineirão, a ponto a quase eliminar a Seleção Brasileira nas oitavas de final. A derrota foi nos pênaltis, por 3 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.
Atacante Pinilla reage com desespero ao acertar o travessão aos 15min do 2º tempo da prorrogação diante da Seleção. Nos pênaltis, a Seleção Chilena acabou sendo eliminada pelo Brasil ao perder por 3 a 2 - Foto: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Na Copa América, o Chile integra o Grupo C e só poderia disputar uma eventual semifinal no Mineirão, em 2 de julho, se avançar como terceiro colocado e enfrentar o líder do Grupo A nas quartas.
Veja os jogos programados para Belo Horizonte:
Grupo A
22/6 – 16h – Bolívia x Venezuela – Mineirão/Belo Horizonte
Grupo B
19/6 – 21h30 – Argentina x Paraguai - Mineirão/Belo Horizonte
Grupo C
16/6 – 19h – Uruguai x Equador - Mineirão/Belo Horizonte
24/6 – 20h – Equador x Japão - Mineirão/Belo Horizonte
Semifinais
2/7 – 21h30 – V19 x V21 - Mineirão/Belo Horizonte
.