A Conmebol divulgou na noite desta terça-feira as datas e os horários de todos os confrontos das etapas preliminares e da fase de grupos da Copa Libertadores. O Atlético é o primeiro clube mineiro a entrar em campo, contra o Danubio, do Uruguai. O jogo de ida da segunda fase será na terça-feira, dia 5 de fevereiro, às 19h15 (de Brasília), em Montevidéu. O duelo de volta acontecerá na semana seguinte (12/2), no mesmo horário, em Belo Horizonte. O Cruzeiro, por sua vez, estreará no Grupo B diante do Huracán, no dia 7 de março (quinta-feira), às 19h (de Brasília). Na sequência, receberá o Deportivo Lara, em Belo Horizonte, e fechará o ‘turno’ no Equador, ante o Emelec. No returno, os mandos serão invertidos: Huracán (casa), Deportivo Lara (fora) e Emelec (casa).
Saiba mais
Entre os outros brasileiros, o São Paulo fará seu primeiro jogo no dia 6 de fevereiro, uma quarta-feira, contra o Talleres, em Córdoba, na Argentina. O segundo encontro acontecerá exatamente sete dias depois, no mesmo horário, no Morumbi, na capital paulista. Assim como o Atlético, O Tricolor começa a competição na segunda fase. Caso se classifique, pegará Independiente Medellín, da Colômbia, ou Palestino, do Chile. Cenário semelhante vive o Galo, que, em uma eventual vitória sobre o Danubio, terá pela frente o ganhador de Barcelona do Equador x E3 (Defensor, do Uruguai, ou um representante da Bolívia). Para a terceira fase, a Conmebol ainda não especificou datas e horários. Certo é que mineiros e paulistanos podem integrar, respectivamente, os grupos A e E.
Os demais representantes do Brasil estarão na fase de grupos e, assim como o Cruzeiro, começarão a caminhada na Libertadores 2019 na condição de visitantes. O Palmeiras jogará na Colômbia contra o Junior Barranquilla; o Athletico-PR terá pela frente o Deportes Tolima, também em solo colombiano; o Grêmio visitará o Rosario Central, na Argentina; o Flamengo atuará na Bolívia contra um rival a ser definido; e o Internacional poderá estrear na capital paulista se o São Paulo avançar.
Após seis rodadas em cada uma das oito chaves, a fase de grupos terá o seu término entre os dias 7 e 9 de maio. Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final e os terceiros colocados serão deslocados para a Copa Sul-Americana. No mata-mata da Copa Libertadores, os mandos de campo nos jogos de ida e volta serão definidos conforme a posição de cada equipe na fase de grupos. Apenas a decisão do torneio ocorrerá em confronto único, agendado para o dia 23 de novembro, no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. O campeão da Libertadores poderá acumular US$ 20 milhões em premiação, cerca de R$ 78 milhões.