O adversário do River Plate nas semifinais será o Grêmio, que eliminou o Atlético Tucumán com outra vitória, dessa vez com goleada de 4 a 0, na Arena em Porto Alegre, também nesta terça-feira. O primeiro confronto, no Monumental de Nuñez, será no próximo dia 24. O confronto decisivo por vaga na final será em 31 deste mês, na capital gaúcha.
O jogo
Empurrado por sua fanática torcida, o River Plate não tomou conhecimento do Independiente no início do jogo e fez uma verdadeira blitz próxima à área rival. Aos 15 minutos, o time comandado pelo técnico Marcelo Gallardo já havia finalizado quatro vezes ao gol adversário e ainda não tinha sido ameaçado pelos visitantes.
Após a pressão inicial do River, o Independiente equilibrou o jogo e aos poucos foi saindo da defesa para tentar aproveitar as chances. A eficiência do "Rei de Copas", no entanto, era baixa.
Desta forma, o primeiro tempo foi se encaminhando para o fim, dando a entender que nenhuma das duas equipes iriam conseguir romper o bloqueio rival. Antes de ir para o intervalo, o Independiente ainda teve a chance derradeira de balançar as redes com Gastón, que desviou a cobrança de escanteio fechada de Meza, mas viu Armani fazer a importante defesa e assegurar o 0 a 0 no placar.
Segundo tempo
Somente no início do segundo tempo as duas equipes foram mais agressivas do que em toda a etapa inicial. Logo no primeiro minuto de jogo, em ótima jogada de contra-ataque, Scocco recebeu dentro da área e pegou de primeira, batendo no cantinho esquerdo do goleiro rival e abrindo o placar para o River Plate.
A resposta do Independiente, porém, não demorou a acontecer. Três minutos depois, Silvio Romero quase empatou ao bater forte, aproveitando o quique da bola, mas mandou por cima do travessão. Instantes depois, contudo, o atacante se redimiu ao aproveitar o rebote proveniente da falha do goleiro Armani e empurrar para dentro, deixando tudo igual.
O jogo continuou apimentado, e o River Plate não demorou para retomar a vantagem. Aos 23 minutos, Quintero recebeu pela direita, conduziu a bola levando para o meio e, da entrada da área, disparou, colocado, deixando o goleiro Campaña sem ação ao ver a bola morrer no fundo das redes, em seu canto esquerdo.
Como se não bastasse, o River ainda tratou de fechar os trabalhos aos 39 minutos fazendo o terceiro gol e matando o jogo. Novamente em contra-ataque, Borré recebeu passe açucarado, cortou o marcador e bateu no ângulo, cruzado, da entrada da área, garantindo a classificação dos Millonarios à próxima fase da Libertadores. .