De acordo com o comunicado emitido pelo clube catalão, o novo símbolo pretende apresentar uma melhor reprodução dentro das mídias digitais. Para atingir este objetivo, o clube optou por aumentar o equilíbrio e potência das cores azul e grená, além de ressaltar a presença da bola de futebol, além de apresentar formas e cores mais homogêneas.
Mesmo com as mudanças, o clube faz questão de ressaltar que elementos históricos do clube, como a cidade de Barcelona, o país da Catalunha, o clube, as cores azul e grená e a bola, serão mantidos no desenho. Para complementar essa mudança, o Barcelona contará ainda com uma nova estratégia para distribuição da marca. Entre essas novas mudanças, o clube pretende adotar apenas duas expressões oficiais para o clube: FC Barcelona e Barça.
O novo escudo do Barcelona já foi aprovado pela diretoria e agora depende da aprovação dos sócios, que decidirão sobre a aprovação ou não do novo emblema no próximo dia 20 de outubro. Se aprovado, o símbolo começa a ser usado na camisa do clube a partir da próxima temporada.
Esta não será a primeira vez que o clube altera o seu símbolo. Fundando em 1899, a equipe já contou com 10 emblemas diferentes. A justificativa para essas mudanças é de que o emblema necessita atualizações para se adaptar as mudanças do tempo..