O Rojo eliminou o Santos nas oitavas de final em um duelo cercado de polêmicas. Os dois times empataram os dois jogos sem gols, porém, os argentinos conquistaram na Justiça o direito de ganhar a partida de ida, em casa, por 3 a 0 por que o Peixe teria supostamente escalado de maneira irregular o volante uruguaio Carlos Sánchez.
A partida da volta, no Pacaembu já foi disputada com este resultado sendo conhecido por todos e acabou antes do fim por conta de cenas de vandalismo proporcionada pela torcida do Peixe.
Já os Millionarios eliminaram outro rival argentino, o Racing, ganhando por 3 a 0, no Monumental de Nuñez, após ter segurado empate sem gols na casa do adversário.
Tendo mais um adversário conhecido pela frente, o técnico Marcelo Gallardo fez uma projeção do confronto. "Será mais um duelo complicado e regional, o que coloca um grau maior de dificuldade", afirmou o treinador.
O trio de arbitragem para este confronto será brasileiro, com Wilton Sampaio apitando e sendo auxiliado por Bruno Boschilia e Rodrigo Corrêa.
O confronto de volta entre River Plate e Independiente acontecerá no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, acontecerá no dia 2 de outubro. O classificado deste embate vai cruzar nas semifinais com quem avançar do choque entre Grêmio e Atlético Tucumán da Argentina.