A iniciativa faz parte do projeto da liga em promover o futebol espanhol em solo norte-americano. No mês passado, a entidade anunciou acordo para mandar algumas partidas nos EUA. O acerto foi fechado com a empresa Relevent, que ganhou o direito de organizar jogos do Espanhol em solo americano e também no Canadá, por 15 anos.
Para os espanhóis, a iniciativa tem como meta expandir a fonte de renda dos clubes e da liga. Ao mesmo tempo, pode tornar o campeonato nacional mais interessante para os estrangeiros, em comparação a ligas rivais, na França, Inglaterra e Alemanha, que já conquistam bom número de fãs fora da Europa.
Para realizar o primeiro jogo nos EUA, a liga espanhola busca autorização da federação e tenta negociar com a associação dos jogadores, que alega nunca ter sido consultada sobre estes planos. Na segunda-feira, o presidente da liga, Javier Tebas, se reuniu com a associação para apresentar os detalhes do seu projeto.
A liga garantiu que haverá compensação financeira aos torcedores do Girona, que já adquiriram ingressos para o jogo, que inicialmente seria disputado em solo espanhol.
.