A seleção da Colômbia confirmou nesta terça-feira a saída do técnico José Pekerman, que tinha contrato somente até o dia 31 de agosto. Em reunião com a Federação Colombiana de Futebol, o treinador de 69 anos decidiu por não renovar o seu vínculo para um novo ciclo de Copa do Mundo, de olho no Mundial de 2022, no Catar.
Na semana passada, o presidente da entidade, Ramón Jesurún, afirmara que pretendia renovar o contrato do técnico para que ele pudesse liderar a Seleção Colombiana pela terceira Copa do Mundo consecutiva. Pekerman não revelou qual será o seu futuro.
"Hoje o professor José Pekerman manifestou sua decisão de retirar-se da Seleção Colombiana por dar por cumprido seu ciclo, que foi altamente bem-sucedido", declarou o presidente da federação, que ressaltou a decisão "absolutamente pessoal" do treinador. "Jamais entramos em discussões sobre dinheiro", destacou.
Jesurún reforçou que Pekerman não fez qualquer exigência para renovar o seu vínculo. "Não houve nenhum condicionamento. A quantidade de mentiras e barbaridades que disseram a respeito deste assunto não se falam em outras partes [do mundo]", reclamou o dirigente colombiano.
Ao se despedir da equipe, Pekerman exaltou o apoio que recebeu da torcida em seus seis anos à frente da seleção. "A cada gol que marcamos, em cada vitória, eu dizia que queria abraçar a cada um dos colombianos e isso eu sentia de forma permanente", declarou o técnico.
Foi sob o comando do treinador argentino que a Seleção Colombiano viveu seus melhores momentos. Ele classificou a equipe para duas Copas do Mundo e obteve o melhor resultado da equipe num Mundial, que foi alcançar a fase de quartas de final da Copa do Brasil, em 2014 - na ocasião foi eliminado justamente pela anfitriã seleção brasileira. Ao garantir a Colômbia naquele Mundial, Pekerman encerrou um jejum de 16 anos sem a presença da equipe numa Copa.
Nas últimas semanas, diante da proximidade do anúncio de Pekerman, as especulações apontavam para a contratação de Juan Carlos Osorio, ex-treinador da seleção do México. Mas ele acertou com o Paraguai nesta segunda-feira.
Ramón Jesurún garantiu nesta terça que a federação não conta com "plano B". "Hoje a Federação Colombiana de Futebol não tem nenhum plano B, nem plano C, nem D. Não temos candidatos a nada. Estamos apenas tentando assimilar a decisão que o professor acaba de nos informar."
Antes do anúncio de Pekerman, já estava decidido que Arturo Reyes atuaria como técnico interino da Seleção Colombiana nos amistosos contra Venezuela e Argentina, na sexta-feira e no dia 11, respectivamente. Ambos os jogos serão disputados nos Estados Unidos.
FUTEBOL INTERNACIONAL
Seleção da Colômbia confirma saída do técnico José Pekerman
Presidente da entidade afirmou que pretendia renovar contrato do técnico
postado em 04/09/2018 17:42 / atualizado em 04/09/2018 18:15
Tags: saída pekerman colômbia futebol futinternacional mercadobola