O pedido foi revelado pelo vice-secretário-geral da Uefa, Giorgio Marchetti, após conversas com técnicos como o português José Mourinho, do Manchester United, e o italiano Massimiliano Allegri, da Juventus. Segundo o dirigente, ambos pediram o apoio de uma "janela unificada".
A janela de transferências foi encerrada no dia 31 de agosto. Mas o período foi finalizado de forma precoce em outros países. Na Inglaterra, os clubes não podiam adquirir reforços após o dia 9 de agosto. Na Itália, o período acabou no dia 17 do mesmo mês.
No caso inglês, as ligas nacionais decidiram mudar a data neste ano para que a janela fosse encerrada antes do início das suas competições.
Segundo o dirigente da Uefa, os clubes concordaram com a data unificada. "Deve haver apenas uma data final para encerrar a janela de transferências e esta janela não pode se sobrepor às competições."
Um painel da Fifa está atualmente apontando sugestões e recomendações para executar mudanças no mercado de transferência e nos períodos das janelas..