As chances de uma negociação com o PSG diminuíram bastante com a contratação de Juan Bernat, espanhol que estava no Bayern de Munique e atua na mesma posição do brasileiro de 33 anos de idade. Todavia, o Atleti ainda não apresentou uma proposta de renovação ao camisa três, cujo vínculo atual tem término previsto para a metade de 2019.
Para piorar, Filipe ainda viu sua titularidade ser tomada pelo francês Lucas Hernández, que passou a ser a preferência do técnico Diego Simeone para ocupar o lado esquerdo da linha defensiva colchonera. A porta de saída, portanto, deve ser o destino mais provável para o jogador.
O Arsenal monitora a situação do brasileiro, que poderá assinar um pré-contrato com qualquer time a partir do primeiro dia de janeiro. De acordo com o jornal The Sun, o técnico Unai Emery. recém-chegado ao Emirates Stadium, vê a contratação do lateral como uma oportunidade única de mercado, e estaria se programando para se antecipar a outros possíveis interessados.
A lateral esquerda dos Gunners conta, atualmente, com Nacho Monreal e Sead Kolasinac. O primeiro, de 32 anos de idade, é outro cujo contrato se encerra ao fim desta temporada e não deve permanecer no clube. O segundo, por sua vez, não é visto como o cara certo para ocupar a posição, mesmo com apenas 25 anos. Sem dúvidas, Filipe Luís é um jogador mais qualificado que ambos e chegaria para vestir a camisa.