Herói da Rússia na disputa de pênaltis contra a Espanha nas oitavas de final - a equipe acabou sendo eliminada do mesmo modo nas quartas de final pela Croácia -, Afinkeev não foi convocado pelo treinador, assim como outros dez jogadores que haviam sido chamados para a Copa do Mundo.
A relação anunciada se apresentará para a estreia da equipe na Liga das Nações, competição recém-criada pela Uefa, diante da Turquia, fora de casa, em 7 de setembro. Três dias depois, a seleção russa vai fazer amistoso contra a República Checa.
Dos 11 jogadores esquecidos, três desses atletas se aposentaram do futebol internacional, enquanto Alexander Golovin, do Monaco, está lesionado. Mas surpreendeu a ausência de alguns nomes, como o atacante Fyodor Smolov e o meio-campista Alan Dzagoev.
Cherchesov também voltou a convocar estrangeiros naturalizados, caso de Mário Fernandes, um dos destaques da Rússia na Copa, e Guilherme, goleiro que estreou pela seleção em março de 2016, mas não havia sido lembrado para a lista final do Mundial, assim como os alemães Roman Neustädter e Konstantin Rausch.
Confira a lista de convocados da seleção russa:
Goleiros: Guilherme (Lokomotiv Moscou), Andrey Lunyov (Zenit) e Anton Shunin (Dínamo Moscou).
Defensores: Georgy Dzhikiya e Ilya Kutepov (Spartak Moscou), Fyodor Kudryashov (Rubin Kazan), Elmir Nabiullin e Igor Smolnikov (Zenit), Roman Neustaedter (Fenerbahçe/Turquia), Konstantin Raush (Dínamo Moscou), Andrei Semyonov (Akhmat) e Mario Fernandes (CSKA Moscou).
Meio-campistas: Yuri Gazinsky e Dmitry Stotsky (Krasnodar), Roman Zobnin (Spartak Moscou), Alexander Yerokhin e Daler Kuzyazyev (Zenit), Alexei Ionov (Rostov), Ruslan Kambolov e Pavel Mogilevets (Rubin Kazan), Denis Cheryshev (Valencia/Espanha), Anton Shvets (Akhmat).
Atacantes: Artyom Dzyba e Anton Zabolotny (Zenit) e Dmitry Poloz (Rubin Kazan)..