De acordo com o jornal Mundo Deportivo, a cúpula do Barcelona está satisfeita com o trabalho de Valverde e não quer esperar para confirmar a continuidade do trabalho e dar ainda mais respaldo ao comandante. Por isso, entre setembro e outubro o empresário Iñaki Ibáñez deve ser procurado para iniciar as tratativas de extensão do vínculo de seu agenciado.
Contratado pelo Barcelona para a última temporada europeia, Valverde conquistou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei, mas teve um rendimento abaixo do esperado na Liga dos Campeões. Esse ponto, porém, não é considerado um problema pela diretoria, que vê um trabalho consistente e com bom desempenho e dedicação dos jogadores com o projeto.
A decisão da renovação ou não do contrato está nas mãos de Valverde. O treinador entende que os resultados dessa temporada podem dizer muito quanto ao seu respaldo e uma renovação agora, mesmo que indique uma confiança em seu trabalho, pode aumentar a pressão de forma desnecessária.
Nesta temporada, o Barcelona se reforçou com jogadores para todos os setores e, inclusive, dois brasileiros: Arthur e Malcom, que se juntam a Philippe Coutinho e Rafinha. Quem deixou o clube foi o zagueiro Marlon, negociado com o Sassuolo, da Itália. A estreia do time no Campeonato Espanhol foi com vitória, 3 a 0 sobre o Alavés..