Com as duas equipes sabendo da importância do jogo na briga pela classificação para a próxima fase, tanto o Atlético de Madrid como o Chelsea começaram atacando em busca do primeiro gol, porém foram os visitantes que tiveram as melhores chances. A primeira foi com o atacante Morata, e logo em seguida com Hazard, só que ambos falharam na pontaria.
Aos 12 minutos o Chelsea teve a chance mais clara novamente com Hazard. O belga tabelou com Álvaro Morata e acertou a trave do goleiro Oblak. Dominando as ações ofensivas e com um maior volume de jogo, o Chelsea viu o brasileiro David Luiz cometer pênalti em cima de Lucas e oferecer a única chance de gol para os donos da casa.
Apesar do mau retrospecto recente em cobranças de pênalti, o francês Griezmann foi para marca da cal e abriu o marcador, fazendo o seu segundo gol no Wanda Metropolitano, nov estádio do Atlético de Madrid e que fazia sua "estreia" na Liga dos Campeões.
Com a vantagem, os espanhóis voltaram para o intervalo com uma postura ainda mais defensiva e deixaram a bola para o Chelsea propor. No entanto, a estratégia não deu certo. Aos 14 minutos da segunda etapa, Morata não desperdiçou o cruzamento de Éden Hazard, e depois de muita insistência, marcou seu gol e o de empata para o time londrino. Motivados após o tento, os Blues partiram pra cima e conseguiram a virada no "apagar das luzes".