Rafa Márquez foi sancionado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos no mês passado e acusado de trabalhar como "testa de ferro" de uma organização supostamente liderada pelo criminoso Raúl Hernández Flores. O nome do zagueiro entrou em uma lista de 22 pessoas investigadas pelo órgão.
Por conta da investigação, o jogador segue impedido de atuar profissionalmente pelo Atlas, mas contou com a permissão do clube para utilizar suas instalações para manter a forma. Apesar da acusação e da polêmica em que se envolveu, Rafa Márquez teve o regresso celebrado pela equipe mexicana nesta segunda.
"Informamos que o jogador Rafael Márquez Álvarez está reintegrado aos treinamentos do Atlas. Deste modo, Rafa poderá continuar sua preparação física, para manter-se em forma para quando chegar o momento de seu regresso aos campos. Para o Atlas, é uma grande notícia saber que nosso capitão e jogador exemplar da seleção nacional foi reincorporado", divulgou em nota.
A participação de Rafa Márquez pode ser um combustível para o Atlas em momento difícil para a equipe. O clube de Guadalajara ocupa atualmente apenas antepenúltima colocação do Campeonato Mexicano com os mesmos sete pontos do lanterna Puebla. Desde o afastamento do jogador no dia 9 de agosto, foram quatro derrotas e um empate nas cinco partidas disputadas na competição..