Nesta quinta-feira, a Uefa definiu a melhor jogadora do continente na temporada 2016/2017. Quem ficou com o prêmio foi a holandesa Lieke Martens. A atleta recém-contratada pelo Barcelona faturou o troféu muito em função de sua atuação na Eurocopa Feminina deste ano, na qual guiou a seleção da Holanda ao primeiro título do torneio, em casa.
Para faturar o prêmio, Martens desbancou a dinamarquesa Pernille Harder, campeã alemã e da Copa da Alemanha com o Wolfsburg, além de vice-campeã da Eurocopa, e a alemã Dzsenifer Marozsán, campeã da Liga dos Campeões, do Campeonato Francês e da Copa da França com o Lyon. O curioso é que esta foi a terceira vez seguida que Marozsán ficou entre as finalistas, mas não foi eleita a melhor do continente.
Martens, de 24 anos, atuou na temporada 2016/2017 pelo time sueco Rosengard, ex-clube da brasileira Marta. Em 29 partidas, Martens anotou 20 gols, mas não conquistou títulos nessa passagem pela Suécia. Na Eurocopa, pela Seleção Holandesa, Martens marcou na final diante da Dinamarca e ajudou a construir vitória por 4 a 2.