Leia Mais
Follmann e Neto entram em campo com a Chapecoense em homenagem do BarcelonaVeja homenagens e atmosfera no Camp Nou antes de Barcelona x ChapecoenseFotos do jogo entre Barcelona e Chapecoense, pelo Troféu Joan GamperAssista aos gols do duelo entre Barcelona e Chapecoense, pelo Troféu Joam GamperChapecoense leva virada e perde para o Lyon em amistoso na FrançaO Barcelona também festejou os outros dois atletas sobreviventes do acidente aéreo. Visivelmente emocionados e aplaudidos pela torcida, Jackson Follmann e Neto deram o pontapé inicial simbólico da partida e, anteriormente, foram apresentados ao lado do elenco da Chapecoense.
As homenagens, no entanto, ficaram mesmo para antes do jogo. Com a bola rolando, o Barcelona tratou de aproveitar sua superioridade técnica e o nervosismo da Chapecoense nos minutos finais. Logo aos dois, Elias fez grande defesa em chute de Messi. Aos cinco, Rakitic aproveitou bela triangulação pela direita e tocou para Deulofeu rolar para a rede.
O segundo gol saiu já aos 10, quando Busquets recebeu na intermediária e acertou lindo chute, no ângulo esquerdo de Elias. Mesmo vazado duas vezes nos primeiros minutos, o goleiro da Chapecoense era um dos destaques da partida e impediu que a goleada fosse estabelecida com grandes defesas em chutes de Messi e Luis Suárez.
A equipe brasileira foi se soltando e chegou a assustar em chute de fora da área de Wellington Paulista e em cabeçada de Luiz Otávio após falta cobrada por Alan Ruschel. Mas não havia como parar o ataque catalão, que marcou o terceiro aos 27. Deulofeu recebeu na esquerda de Messi e devolveu para o craque, que finalizou por cima de Elias.
O goleiro brasileiro chegou a travar um duelo particular com Suárez e parou o adversário na reta final do primeiro tempo. Só que logo no início da etapa final, o uruguaio finalmente o venceu. Aos nove, Suárez tabelou com Messi e encheu o pé entre a trave e Elias, que desta vez não foi bem para a bola.
O Barcelona, então, diminuiu o ritmo e viu o técnico Ernesto Valverde realizar alguns testes. E foi justamente uma das peças colocadas em campo pelo treinador que selou o placar. Aos 28, Messi deu enfiada precisa para Denis Suárez, que bateu cruzado para marcar o quinto.
A Chapecoense também realizou testes e teve Apodi como grande destaque, inclusive saindo muito aplaudido de campo. Aos 36, Túlio de Melo quase marcou o gol de honra brasileiro, parando em Cillessen após bela cabeçada. E aos 43, brilhou a estrela do goleiro reserva do clube brasileiro. Khevin cometeu pênalti em Semedo, Alcacer bateu e Artur Moraes fez grande defesa para impedir o sexto.
BARCELONA 5 X 0 CHAPECOENSE
BARCELONA - Ter Stegen (Cillessen); Aleix Vidal (Semedo), Piqué (Marlon), Umtiti (Mascherano) e Jordi Alba (Digne); Busquets (Aleñá), Iniesta (Sergi Roberto) e Rakitic (Samper); Deulofeu (Denis Suárez), Messi (Alcacer) e Luis Suárez (Munir). Técnico: Ernesto Valverde.
CHAPECOENSE - Elias (Artur Moraes); Apodi (Zeballos), Luiz Otávio (Douglas Grolli), Victor Ramos (Fabrício Bruno) e Reinaldo; Moisés (Luiz Antonio), Lucas Mineiro (Khevin), Nenén (Nadson) (Moisés Gaúcho) e Alan Ruschel (Guerrero) (Arthur Caike); Lourency (Penilla) (Dodô) e Wellington Paulista (Túlio de Melo). Técnico: Vinícius Eutrópio.
GOLS - Deulofeu, aos cinco, Busquets, aos 10, e Messi, aos 27 minutos do primeiro tempo. Suárez, aos nove, e Denis Suárez, aos 28 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Alfonso Javier Álvarez Izquierdo (Espanha).
CARTÃO AMARELO - Lucas Mineiro (Chapecoense).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha).