Superesportes

MUNDIAL DE CLUBES

Fifa quer Mundial de Clubes com até 32 times em 2019

Presidente deixou claro que quer uma 'Liga dos Campeões Mundiais' já em 2019

Agência Estado

Gianni Infantino (E) deixou claro que quer uma 'Liga dos Campeões Mundiais' já em 2019 - Foto: AFP / FABRICE COFFRINI


A Fifa terá um novo Mundial de Clubes a partir de 2019, envolvendo até 32 times de todos os continentesEm entrevistas a jornais espanhóis e italianos, o novo presidente da entidade, Gianni Infantino, deixou claro que quer uma "Liga dos Campeões Mundiais" já em 2019.

No início de outubro, o jornal O Estado de SPaulo revelou com exclusividade o projeto de um Mundial de Clubes expandidoAgora, Infantino começa a dar detalhes do que deve ser aprovado numa reunião em janeiro, em Zurique, na SuíçaSegundo ele, seria uma "Champions" de três semanas e disputada em junho.

"Seria jogada na segunda quinzena de junho, quando acabarem todos os torneiosE ninguém se precipite, vamos levar em conta a saúde dos jogadores", explicou ao jornal Mundo Deportivo."Hoje o futebol não é só Europa e América do SulO mundo mudouPor isso devemos buscar um Mundial mais interessante para os clubes, mas também para os torcedores de todo o mundoÉ o que tratamos de alcançar, com um torneio muito mais atraente que o atual, com mais qualidade entre os participantes e mais clubesIsso atrairá aos patrocinadores, às televisões de todo o mundo", disse.

O Estadão.com apurou que uma das possibilidades é de que, no futuro, o evento substitua a Copa das Confederações, que será disputada em 2017 na RússiaMas, para 2021, não existem ainda planos para o torneio criado ainda por Joseph Blatter.

A iniciativa de um Mundial de Clubes também atenderia a um pedido da China de sediar novos eventos relacionados com a Fifa
No Mundial atual, é uma empresa chinesa que banca o evento no Japão.

Para o Brasil e para a Conmebol, porém, a ideia pode representar desafiosA nova Libertadores, ampliada, está sendo programada para durar todo o ano de 2017O calendário seria repetido a partir de 2018.

Se a Fifa encaixar o evento em 2019 com um Mundial de Clubes, os times sul-americanos terão de suspender seu torneio por pelo menos um mês para permitir que o campeonato mundial possa ocorrer.