
Contratado pelo Real Madrid no fim de janeiro após conquistar o bicampeonato brasileiro com o Cruzeiro, Lucas Silva chegou a Madri por 13 milhões de euros para sua primeira experiência na Europa. No entanto, após seis meses, o clube espanhol repetiu o protocolo utilizado com outro brasileiro e emprestou o volante a outro time da Europa por um ano.
À exemplo do que fez com Casemiro, cuja evolução foi notável no ano em que passou emprestado ao Porto, o Real Madrid apostou em ceder Lucas Silva ao Olympique de Marselha por empréstimo até junho de 2016. A transação foi oficializada nesta quinta, mas já era prevista desde a chegada de Mateo Kovacic, meia croata que recebeu o número 16 – que pertencia ao brasileiro na última temporada.
Em seis meses, Lucas Silva atuou por 335 minutos com a camisa merengue, participando de alguns jogos na reta final do Espanhol e até entrando em campo na Liga dos Campeões. Em apenas três oportunidades, o camisa 16 foi escalado como titular, figurando na reserva em terze ocasiões.
No Marselha, time em que será comandado pelo recém-chegado Michel, responsável por substituir Marcelo Bielsa, Lucas Silva disputará a Liga Europa, competição a qual o time francês se credenciou por ter chegado em quarto lugar na última edição do nacional. Além do brasileiro, o Real Madrid já se desfez de Khedira, que foi a Juventus sem custos, Illarramendi, que retornou à Real Sociedad, e Coentrão, cedido ao Monaco.