
A decisão foi anunciada pelo presidente do comitê de ética, Hans-Joachim Eckert, com base nas investigações da Justiça norte-americana.
Saiba mais
Ex-presidente da CBF e outros dirigentes são presos em novo caso de corrupção na Fifa Escândalo de corrupção pode abalar Congresso da Fifa que elege presidente nesta sexta Além de Marin, contrato de patrocínio da CBF também é alvo da Justiça dos Estados Unidos CBF age rápido para 'blindar' Marco Polo del Nero depois de prisão de José Maria Marin Estados Unidos vão pedir colaboração do Brasil em investigação de corrupção no futebol CBF anuncia afastamento de José Maria Marin e revisão de contratos firmados com empresas Relação de J. Hawilla com a CBF começou no primeiro mandato de Ricardo Teixeira Estamos dando um cartão vermelho para a Fifa, diz chefe da Receita dos Estados Unidos Uefa pede adiamento das eleições para presidência na Fifa após prisões de dirigentes
O banimento é considerado provisório, já que espera o julgamento dos dirigentes acusados. "As acusações estão claramente relacionadas com o futebol e são de natureza tão grave que era imperativo tomar uma ação rápida e imediata. O processo seguirá o seu curso em linha com o Código de Ética da FIFA ", disse o presidente Eckert.
Marin e outros seis dirigentes (Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel) foram detidos pela polícia suíça, nesta quarta-feira, em uma operação realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Eles são investigados pela justiça americana em um suposto esquema de corrupção.
Confira a íntegra do comunicado:
"Com base nas investigações realizadas pela câmara de investigação do Comitê de Ética e os fatos mais recentes apresentados pelo Gabinete do Procurador os EUA para o Distrito Leste de Nova York, o presidente da câmara decisória do Comitê de Ética, Hans-Joachim Eckert, hoje proibiu provisoriamente 11 indivíduos de realizar quaisquer atividades relacionadas com o futebol a nível nacional e internacional. A decisão foi tomada a pedido do presidente da câmara de investigação, o Dr. Cornel Borbély, com base no art. 83 Par.1 do Código de Ética da FIFA.
As acusações estão claramente relacionadas com o futebol e são de natureza tão grave que era imperativo tomar uma ação rápida e imediata. O processo seguirá o seu curso em linha com o Código de Ética da FIFA ", disse o presidente Eckert.
Os indivíduos proibidos são: Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Jack Warner, Eugenio Figueredo, Rafael Esquivel, José Maria Marin, Nicolás Leoz, Chuck Blazer e Daryll Warner".