
Basel, da Suíça, e Porto, de Portugal, se enfrentam nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões pela primeira partida das oitavas de final da competição. A primeira partida vai acontecer às 17h45 (de Brasília) no St. Jacob Park, e se espera lotação completa, embora o frio esteja muito grande na região.
Pela maior experiência como clube em jogos e competições internacionais, o Porto poderia ser considerado favorito, mesmo jogando fora de casa. O treinador Julen Lopetegui, entretanto, rechaça qualquer favoritismo do campeão de 2004. “Trata-se de uma equipe muito bem orientada. É um bom time e com muita experiência internacional em termos individuais”, lembrou.
O time dirigido pelo espanhol Julen Lopetégui não poderá contar com o atacante Adrián Lopez, lesionado. Na escalação anunciada pelo treinador, cinco brasileiros começam como titular: Helton, Danilo, Alex Sandro, Casemiro e Hernani. Lopetegui ressalta que até o menor dos fatores pode diferenciar o classificado do eliminado: “Cada detalhe será decisivo e por isso não existem favoritos neste jogo. Falamos de uma equipe muito completa em todos os processos da partida. Temos de fazer dois grandes jogos para passar esta eliminatória”, finalizou o treinador.
O Basel é treinado por Paulo Souza - técnico português que já conquistou títulos importantes pelo Benfica, em Portugal, e Juventus, na Itália -. O time suíço é pentacampeão nacional e forte candidato a levar o hexa. Sob seu comando, o Basel fez a melhor campanha da sua história na Liga dos Campeões. Suíço, o meia Fabian Frei é o grande ídolo da equipe que costuma jogar fechada para aproveitar a velocidade dos seus atacantes.
O time suíço surpreendeu na primeira fase, se classificando em segundo lugar no Grupo B, quando o favorito para chegar ao mata-mata era o Liverpool. O Porto, por sua vez, foi o primeiro colocado no Grupo H, bem à frente do segundo colocado.