Futebol Internacional

Cristiano Ronaldo faz três gols, passa Messi, e Real goleia rival Atlético

Real vence clássico de Madri e abre quatro pontos de vantagem sobre o Barça; destaque da partida, Cristiano Ronaldo chega aos 40 gols no Espanhol, um a mais que Messi

Gazeta Press

Cristiano Ronaldo assumiu a liderança isolada da artiharia do Campeonato Espanhol

Depois de propiciar a aproximação do Barcelona ao empatar três jogos nas últimas semanas, o Real Madrid fez a sua parte nesta quarta-feira e voltou a ter quatro pontos de vantagem sobre o rival catalão na liderança do Campeonato Espanhol. Atuando fora de casa, no Estádio Vicente Calderón, o time comandado por José Mourinho venceu o clássico contra o Atlético de Madrid por 4 a 1 e manteve um tabu de quase 13 anos sem perder para o rival. A última vez que isso ocorreu foi em 29 de outubro de 1999, quando os colchoneros fizeram 3 a 1.


O grande destaque da partida foi o português Cristiano Ronaldo, que anotou três gols e ainda deu uma assistência para o tento de Callejón. Agora o atacante chegou aos 40 gols no Campeonato Espanhol, superou Messi (que tem 39) e retomou a artilharia do torneio. Pelo lado do Atlético de Madrid, Falcao García foi o melhor jogador e acabou anotando o gol de honra.

Antes do clássico decisivo contra o Barcelona, que está marcado para o dia 21, o Real Madrid volta a campo neste sábado para encarar o Sporting Gijón no Santiago Bernabéu. Um dia depois, o Atlético enfrenta o Rayo Vallecano fora de casa.

O jogo – Mesmo atuando fora de casa, o Real Madrid começou o jogo ocupando o campo defensivo do adversário e fez a primeira finalização do jogo com Di María. Entretanto, o Atlético mostrou que também podia ser perigoso no ataque e conseguiu assustar o goleiro Casillas aos nove minutos em finalização de Falcao Garcia que o arqueiro espanhol mandou para a linha de fundo.

A partida seguiu equilibrada, com leve domínio dos merengues, até os 25 minutos, quando Cristiano Ronaldo bateu falta com perfeição, mandou a bola no canto esquerdo de Courtois - que nem se mexeu - e abriu o placar para o Real Madrid.

Falcao García marcou o único gol do Atlético
Depois do gol o time visitante melhorou ainda mais e teve duas chances para ampliar a vantagem ainda na etapa inicial. Na primeira delas, Benzema apareceu livre de marcação dentro da área e cabeceou com perigo ao lado da meta colchonera. Pouco depois, em jogada individual, Cristiano Ronaldo foi para cima da marcação, pedalou e chutou de perna esquerda, obrigando Courtois a fazer bela defesa.

Na etapa final o Atlético conseguiu o empate logo aos dez minutos, em sua jogada mais efetiva. Após cruzamento de Adrián para a área, Falcao García ganhou da marcação e cabeceou para o fundo das redes, fazendo a alegria da torcida no Vicente Calderón.

O gol abalou o Real Madrid por alguns minutos, mas Cristiano Ronaldo tratou de dar novo ânimo aos merengues em nova jogada individual. Depois de receber a bola pelo lado esquerdo, perto da entrada da área, o português chutou forte, a bola fez uma curva e tirou qualquer chance de defesa de Courtois.

Nos minutos seguintes o Atlético apostou nas jogadas aéreas para ir em busca do empate e chegou a levar perigo em jogadas com a participação de Falcao García, mas um pênalti em cima de Di María, convertido com êxito por Cristiano Ronaldo, minou completamente o time da casa.

Com a vitória garantida, o Real Madrid transformou o triunfo em goleada aos 42 minutos, quando Cristiano Ronaldo – de novo ele – lançou Callejón pela direita e o meia, que havia entrado há pouco tempo, fechou o placar no Vicente Calderón.