Futebol Internacional
None

Real Madrid quer evitar surpresa para rever Barcelona na semifinal após 9 anos

postado em 12/04/2011 20:06 / atualizado em 12/04/2011 21:47

AFP PHOTO / DOMINIQUE FAGET

Só um milagre impedirá que o Real Madrid volte a disputar uma semifinal da Liga dos Campeões da Europa após oito anos. Depois de golear o Tottenham por 4 a 0 no Santiago Bernabéu, na última semana, o time merengue pode perder por até três gols de diferença no White Hart Lane, nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), que mesmo assim repetirá o feito que não consegue alcançar desde 2003, ano em que foi eliminado pela Juventus e perdeu a chance de chegar à decisão continental. Para melhorar a situação do Real, qualquer gol marcado como visitante em Londres obrigará os Spurs a vencer por cinco gols de diferença para obter a vaga.

Caso passe pelo Tottenham, o Real Madrid terá pela frente nas semifinais o seu grande rival, o Barcelona, que eliminou o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Se esse confronto se confirmar, o superclássico espanhol voltará a ocorrer na principal competição europeia depois de nove anos. Na última vez em que isso aconteceu, em 2002, o Real Madrid levou a melhor na somatória dos dois jogos (2 a 0 no Camp Nou e 1 a 1 no Santiago Bernabéu) e acabou campeão daquela edição.

Mesmo com toda essa vantagem, o técnico José Mourinho adotou um discurso ameno antes da partida. Para o português, os jogadores blancos terão que estar atentos desde o início do jogo para evitar que o improvável tenha chance de acontecer.

"O resultado é bom, mas não definitivo, por isso temos que terminar um trabalho que não está acabado. No futebol ocorrem milagres, você pode ser traído", lembrou Mourinho. Entretanto, o comandante admitiu que a tarefa do Tottenham será inglória: "Não acredito que o Tottenham faça cinco gols, até porque vamos sair para marcar", afirmou.

Apesar de não confirmar a equipe titular, Mourinho deu pistas importantes sobre a escalação do Real Madrid. Segundo o português, todos os jogadores que foram poupados na vitória por 3 a 0 sobre o Athletic Bilbao, no último sábado, voltarão ao time. Assim, Ricardo Carvalho, Marcelo, Xabi Alonso, Ozil e Cristiano Ronaldo estarão entre os onze iniciais.

Sem poder contar com os lesionados Lass Diarra, Pedro León e Fernando Gago, além do zagueiro Pepe, que está suspenso, Mourinho terá ao menos a volta de Karim Benzema, que se recuperou de lesão. No entanto, o francês deve ficar no banco de reservas, sendo substituído pelo togolês Adebayor, autor de dois gols no duelo de ida. Na zaga, Albiol deve ser o escolhido.

O meia Kaká, que atuou durante toda a partida contra o Athletic Bilbao e anotou dois tentos, ambos de pênalti, pode ser titular mais uma vez. Ele disputa a vaga com o argentino Di María, que marcou um bonito gol na partida de ida contra o Tottenham.

AFP PHOTO / IAN KINGTON
Pelo lado do Tottenham, a crença em reverter a incômoda situação existe e os jogadores garantem que vão buscar a goleada sobre o Real Madrid, para conseguirem uma classificação histórica. Para o lateral Gareth Bale, o futebol é um esporte que permite este tipo de surpresa.

"Qualquer coisa é possível no futebol. A história desse esporte está cheia de jogos inacreditáveis. Nós vamos tentar e não vamos desistir nunca. É um desafio quase impossível, mas tomara que nós possamos produzir um milagre", declarou o jogador, que vem sendo improvisado no meio de campo.

Para o duelo contra o Real o técnico Harry Redknapp não poderá contar com o atacante Peter Crouch, que foi expulso na partida de ida logo aos 15 minutos do primeiro tempo e prejudicou bastante as pretensões dos Spurs, que naquele momento já perdiam por 1 a 0. No entanto, o meia Aaron Lennon, que virou dúvida durante a semana, voltou a treinar normalmente e deve iniciar o jogo entre os titulares.

Para o Tottenham, que nunca havia disputado uma fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa até esta temporada, a chegada às quartas de final já foi um grande feito, conforme admitiu o meia Luka Modric.

"Mesmo se não passarmos, temos que aproveitar o jogo. Esse time tem um futuro brilhante pela frente. Nós aprendemos muito nesta temporada e eu acho que podemos fazer até uma melhor campanha se jogarmos a próxima edição, porque estamos evoluindo", analisou o croata.

TOTTENHAM-ING x REAL MADRID-ESP

 

Tottenham: Gomes; Corluka, Dawson, Gallas e Assou-Ekotto; Sandro, Modric, Lennon, Bale e Van der Vaart; Pavlyuchenko (Defoe)
Técnico: Harry Redknapp

Real Madrid: Casillas; Arbeloa (Sergio Ramos), Albiol, Ricardo Carvalho e Marcelo; Xabi Alonso, Khedira, Ozil e Di María (Kaká); Cristiano Ronaldo e Adebayor (Benzema)
Técnico: José Mourinho

Local: Estádio White Hart Lane, em Londres (Inglaterra)
Data: 12 de abril de 2011, quarta-feira
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Assistentes: Luca Maggiani e Andrea Stefani (ambos da Itália)
Assistentes adicionais: Daniele Orsato e Antonio Damato (ambos da Itália)

Tags: