A Conmebol sorteou nesta terça-feira, em Luque, no Paraguai, os confrontos da primeira fase da Copa Sul-Americana e definiu o caminho inicial dos seis representantes do Brasil na competição que começa no dia 4 de fevereiro e terá sua decisão em 7 de novembro, no estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina.
Em sua primeira participação em um torneio continental, o Fortaleza terá pela frente o tradicional Independiente, da Argentina, o maior campeão da história da Libertadores com sete conquistas. A equipe do técnico Rogério Ceni faz o primeiro jogo como visitante e decide na Arena Castelão.
Outros dois brasileiros terão oportunidade de realizar o segundo confronto em casa. O Atlético encara o Unión, da Argentina, e o Goiás enfrenta o Sol de América, do Paraguai. Já o Bahia terá pela frente o Nacional, do Paraguai, com o jogo decisivo em Assunção, e o Fluminense pega o Union La Calera, do Chile, também tendo de decidir como visitante.
Apenas o Vasco ainda não conhece o seu adversário na primeira fase. A equipe, que recentemente anunciou Abel Braga como treinador para 2020 no lugar de Vanderlei Luxemburgo, foi sorteado para enfrentar o representante número 4 da Bolívia. A definição será apenas no dia 29 de dezembro.
A primeira fase terá os jogos de ida entre os dias 4 e 6 e 11 e 13 de fevereiro. A volta acontece entre os dias 18 e 20 e 25 e 27 do mesmo mês. A segunda fase, quando dez equipes eliminadas da Libertadores vão entrar, está programada para maio, com os jogos entre os dias 19 e 21 (ida) e 26 a 28 (volta).
A etapa de oitavas de final terá o sorteio realizado no dia 13 de maio e acontece em julho, com os jogos de ida entre os dias 21 e 13 e os da volta entre os dias 28 e 30. As quartas de final ocorrem em agosto, entre os dias 18 e 20 (ida) e 25 e 27 (volta). A semifinal será em setembro e começo de outubro.
Os confrontos da Copa Sul-Americana foram sorteados por Jorge Pinos, goleiro do Independiente del Valle, do Equador, atual campeão da competição continental, e Grazielle, meia que faturou o título da Libertadores feminina pelo Corinthians.
Confira os confrontos da primeira fase:
Coquimbo Unido-CHI x Aragua-VEN
Vasco x Bolívia 4
Bolívia 2 x Emelec-EQU
Zamora-VEN x Plaza Colonia-URU
Bolívia 1 x Melgar-PER
Atlético Grau-PER x River Plate-URU
Unión-ARG x Atlético-MG
Bahia x Nacional-PAR
Fénix-URU x El Nacional-EQU
Atlético Nacional-COL x Huracán-ARG
Sol de América-PAR x Goiás
Mineros de Guayana-VEN x Sportivo Luqueño-PAR
Vélez Sarsfield-ARG x Aucas-EQU
Millonarios-COL x Bolívia 3
Lanús-ARG x Universidad Católica-EQU
Deportivo Cali-COL x River Plate-PAR
Argentinos Juniors-ARG x Sport Huancayo-PER
Fluminense x Union La Calera-CHI
Huachipato-CHI x Deportivo Pasto-COL
Real Garcilaso-PER x Audax Italiano-CHI
Independiente-ARG x Fortaleza
Llaneros-VEN x Liverpool-URU