2

Fluminense: como zagueiro virou um dos artilheiros do time e atingiu topo

Com o último gol sobre o Cuiabá, Nino já atingiu, em maio, a temporada mais artilheira da carreira

14/05/2023 06:00 / atualizado em 17/05/2023 02:17
compartilhe
Nino vive temporada mais artilheira da carreira
foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Nino vive temporada mais artilheira da carreira


 
O Fluminense tem um artilheiro que vive grande fase e certamente deixa as defesas adversárias preocupadas quando aparece no ataque. Mas não estamos falando de Germán Cano. Com o gol marcado na vitória por 2 a 0 sobre o Cuiabá, no último sábado, no Maracanã, o zagueiro Nino chegou a cinco gols em 2023 e atingiu, ainda em maio, a sua temporada com mais gols da carreira. Além disso, virou o vice-artilheiro do time na temporada.

Com cinco gols marcados, Nino fica atrás apenas de Germán Cano, que tem 24 gols, na artilheira do Fluminense. O zagueiro está à frente, por exemplo, de nomes como Paulo Henrique Gano, Keno e Jhon Arias, que atuam no setor ofensivo. Ele também passou a própria marca de 2020, quando fez quatro gols em 40 jogos. Dessa vez, chegou aos cinco em apenas 24 partidas na temporada.

Temporada artilheira tem explicação

 
O próprio zagueiro admitiu a mudança de postura em relação a ajudar o time ofensivamente. E destacou o papel de Fernando Diniz nessa transformação do zagueiro em artilheiro.

- É muito treinamento. O professor Diniz no começo da temporada conversou comigo a respeito disso. Acreditava que eu poderia ajudar muito o time ofensivamente e a gente treina muito essas bolas paradas ofensivas. E a gente tem colhido os frutos - afirmou Nino depois da vitória sobre o Cuiabá, no último sábado.

Além do papel de Diniz, Nino também tem trabalhado muito para justificar a ótima fase que vivi, não só no setor ofensivo. O zagueiro vem trabalhando com análise de desempenho individual, contratada por ele mesmo, e tem cuidado melhor da alimentação. Além disso, a própria cobrança pessoal tem sido um diferencial.

- No começo do ano coloquei alguns objetivos, algumas coisas que queria melhorar na temporada. Conversei com o Diniz, com o pessoal da performance. Eles levantaram um dado essa semana que eu finalizei 14 vezes no gol na última temporada inteira. Até maio eu já finalizei as 14. É algo que estou me cobrando. Nem sempre eu posso garantir o gol, mas quanto mais finalizar, melhor. É algo que tenho me cobrado, e o Diniz tem conversado comigo - disse o zagueiro.
 

Extracampo também ajudou Nino no Fluminense

 
Nino também revelou que o momento que vive fora dos gramados tem sido importante para essa melhora no seu desempenho. O zagueiro virou pai no fim de 2022. E até o fato de não ter viajado nas férias, pois a esposa estava em estágio avançado de gravidez, influenciou nessa evolução do jogador.

- Tem muito a ver com o momento que eu tô vivendo fora de campo. Minha filha nasceu no dia 27 de dezembro. Não conseguir viajar. Fiquei mais ou menos mês treinando aqui com o nosso preparador físico e pensando muito no que seria nossa temporada. O Diniz me ligou nas férias, disse que tava muito contente com o que eu vinha fazendo, mas que contava cada vez mais comigo. Conversei com meus analista pessoal, procurei pessoas para me ajudarem na alimentação, fiz de tudo - disse Nino, antes de completar.

- A chegada da filha, por incrível que pareça, fez com que eu durma mais cedo, porque ela dorme mais cedo. Consequentemente não tenho saído tanto para jantar, tenho cuidado mais da alimentação, tenho ficado mais em casa. Todas essas coisas cooperam para que esteja bem fisicamente e emocionalmente. Isso fala muito do que tenho vivido esse ano - concluiu o zagueiro.

Números de Nino no Fluminense


2019: 50 jogos - 1 gol - 1 assistência
2020: 40 jogos - 4 gols - 0 assistência
2021: 44 jogos - 3 gols - 2 assistências
2022: 53 jogos - 0 gols - 2 assistências
2023: 24 jogos - 5 gols - 1 assistência

Compartilhe