O Fluminense está a uma assinatura de oficializar a contratação do craque Ronaldinho Gaúcho, que rescindiu recentemente o seu contrato com o Querétaro do México. Neste sábado, um encontro com a participação do jogador, do irmão e agente Roberto Assis, do presidente do clube, Peter Siemsen, do vice Mário Bittencourt e do diretor Fernando Simone selou o acordo até fim de 2016. A oficialização deve ocorrer nas próximas horas, tão logo todos os documentos sejam assinados pelas partes. A informação é dos portais Uol e Globoesporte.com.
Desde que deixou o futebol mexicano, Ronaldinho esteve 90% acertado com o Vasco, segundo o próprio presidente Eurico Miranda afirmou, e, curiosamente, chegou a ser anunciado como reforço pelo presidente do Antalyaspor da Turquia, Gultekin Gencer.
O Fluminense será o quarto clube de Ronaldinho no Brasil. Ele iniciou a carreira no Grêmio, passou pelo Flamengo entre 2011 e 2012, e defendeu o Atlético entre 2012 e 2014, período no qual conquistou um Campeonato Mineiro, uma Copa Libertadores e a Recopa Sul-Americana.
Neste acerto com o Fluminense, pesou o desejo do jogador de voltar ao Rio de Janeiro, cidade onde tem residência fixa e que reúne amigos com certa frequência. O craque também nunca escondeu o desejo de se sagrar campeão brasileiro, algo que falta em seu currículo. No momento, o Tricolor é o vice-líder, com 24 pontos, atrás apenas do Galo, que soma 26.
A chegada de Ronaldinho supre, no Fluminense, a lacuna deixada pelo meia-atacante Wagner, que se transferiu para o Tianjin Teda, da China.
Ronaldinho Gaúcho foi eleito o melhor jogador do mundo em 2004 e 2005, período em que defendia o Barcelona.
No Querétaro, Ronaldinho conquistou a Copa El Rancho e foi vice-campeão do Clausura 2015. Em um ano no México, ele disputou 29 jogos oficiais, marcou oito gols e esteve em campo por 1979 minutos. Foram 22 jogos como titular e sete como suplente. O craque terminou sua passagem pelo clube com 14 vitórias, três empates e 12 derrotas.
Já ciente de que Ronaldinho Gaúcho deixaria o Querétaro em junho, o Cruzeiro tentou, entre o final de abril e o início de maio, um acerto para contar com Ronaldinho de julho a dezembro deste ano. A negociação foi tentada pelo gerente de futebol Valdir Barbosa, que não conseguiu arrecadar os valores necessários para bancar a transferência. Na ocasião, o dono dos Supermercados BH, Pedro Lourenço, confirmou à reportagem que Valdir o procurou algumas vezes pedindo para bancar parte dos salários do astro. No entanto, por questões de mercado, o empresário descartou totalmente participar do negócio.
Com Ronaldinho, o Fluminense tentará alavancar seu programa de sócio do futebol e a venda de camisas.