O Flamengo vai entrar em campo contra o Cruzeiro, neste sábado (27), às 18h30, vestindo uma camisa com uma homenagem especial a Vini Jr, revelado pelo clube e que mais uma vez foi vítima de racismo no futebol espanhol no último domingo (21), no jogo do Real Madrid contra o Valencia.
No espaço do uniforme em que geralmente é exibido o patrocinador master, haverá uma mensagem de "Todos com Vini Jr". Segundo o clube, não há previsão de que essas camisas serão vendidas aos torcedores.
Além do apoio no uniforme, será preparado um mosaico no Maracanã. A ação também vai divulgar o trabalho social que é feito pelo Instituto Vini Jr, criado pelo atleta.
Nesta semana, a CBF anunciou que usará a 8ª rodada do Brasileirão para promover uma campanha contra a intolerência racial, que terá como lema a frase "com o racismo não tem jogo".
Entenda o caso mais recente de racismo contra Vini Jr
Torcedores do Valencia entoaram cantos racistas contra Vini Jr na partida contra o Real Madrid, clube que o brasileiro defende, no último domingo (21). O atacante se irritou com os insultos no segundo tempo, e chegou a chamar o árbitro ao identificar um dos agressores.
O jogo ficou paralisado, e parte da torcida gritou "mono". Em espanhol, a tradução da palavra é "macaco".
Irritado pelos cânticos, Vini Jr se estranhou com o goleiro Mamardashvili. Ele chegou a ser agarrado pelo pescoço por Hugo Duro, do Valencia, e, na sequência, acertou o rosto do adversário. O atacante brasileiro foi expulso.
Esse foi pelo menos o décimo caso de racismo contra Vini Jr no futebol espanhol desde 2021.