O Flamengo empatou com o Fluminense por 0 a 0 na última terça-feira (16), na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Pela primeira vez no ano, a equipe rubro-negra dominou o rival durante os 90 minutos e não diminuiu a intensidade em nenhum momento, até o apito final.
O empate pode mascarar a competitividade que o clássico teve. O time de Jorge Sampaoli contrariou as narrativas criadas de um Fluminense já vitorioso e impôs volume de jogo. Determinou o tom da partida e fez a equipe de Diniz recuar.
Além de ter domínio na posse de bola, com 55%, o Flamengo conseguiu finalizar 18 vezes, 11 a mais que o time tricolor. Só faltou acertar as finalizações. Duas vezes com Arrascaeta e uma com Gabigol.
Durante a coletiva de imprensa após o jogo, Sampaoli enalteceu a atuação de sua equipe e também se mostrou animado e esperançoso com o que o Flamengo ainda pode entregar na temporada.
- Valorizo o que passou no jogo. O domínio, o protagonismo. Jogar contra um time como o Fluminense e fomos Flamengo de verdade, com autoridade. É o melhor trabalho. Hoje é um ponto de partida para o crescimento da mentalidade. Me incomoda quando o time não ganha com tanto domínio. Temos que trabalhar muito os tempos ofensivos, ter mais qualidade nas definições. O Fluminense se defendeu com muita gente dentro da área - disse o treinador.
Flamengo fez mais faltas: estratégia
Em compensação, Flamengo marcou muito mais faltas que o adversário: 22 contra cinco. O zagueiro Léo Pereira deixou escapar, em entrevista na zona mista após o jogo, que essa era uma das estratégias de Sampaoli e o elenco: tirar a bola do adversário e, se necessário, fazer a falta.
- O cara não pode passar por mim. Foi definido que a gente tinha que roubar a bola. Se não roubasse, a gente tentava fazer a falta - disse o zagueiro.
Agora, o Flamengo descansa. Após um mês de trabalho sem folgas, Sampaoli determinou que esta quarta-feira (17), seria folga para todos do Departamento de futebol. Na quinta, o treinador argentino retorna com a preparação para o jogo contra o Corinthians. O duelo será no domingo (21), no Maracanã, às 16h (horário de Brasília).