O cantor e compositor Xande de Pilares esclareceu a treta com Dudu Nobre após a derrota do Flamengo para o Fluminense (2 a 1), nessa quarta-feira (8), no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. O ex-vocalista do Grupo Revelação chamou o sambista de “bundão” por ele supostamente se posicionar como torcedor rubro-negro somente nos momentos de êxito do clube. Os áudios compartilhados em um grupo de WhatsApp viralizaram nas redes sociais.
“Se o grupo é sério, não pode vazar áudio. E se vazar, tenho que matar no peito. Estou matando no peito, está certo? Pedi desculpas a ele três vezes. Aí o meu áudio aparece aí. Se apareceu, beleza. É Deus que aponta. Sou Flamengo até morrer, perdendo ou ganhando, mas fui escroto”, iniciou Xande de Pilares.
“Só para terminar a conversa. O áudio é meu, a voz é minha, não tem esse negócio de conversa fiada. Me exaltei porque o Dudu entrou numa pilha que era eu e outro amigo. Não vou falar porque é particular. Estão entendendo o grau de personalidade?”, continuou o músico.
“A você que colocou meu áudio: beleza, parabéns. Mato no peito e segue o jogo. Jamais faria com você o que foi feito comigo. Pedi desculpas ao Dudu três vezes e ele me desculpou. Agora, se o áudio está aí, bora, não estou nem aí!”, encerrou o artista, em claro descontentamento ao responsável por expor o conteúdo na internet.
O que foi falado nos áudios?
Nas gravações em questão, Xande de Pilares acusa Dudu Nobre de ser flamenguista somente quando o time ganha. Por várias vezes, ele chamou o amigo de “bundão”, além de usar uma palavra de baixo calão nos xingamentos.
“Sabe por que você está sendo atacado? Porque você é c****, você é bundão. Você não é flamenguista não, rapaz. Você é bundão. Você é Flamengo só quando o Flamengo ganha. Quando o Flamengo perde, você some. Quem fica aqui batendo de frente com os outros sou eu. Você é bundão! Bundão nobre!”.
Dudu, em um tom mais calmo, rebateu Xande ao ressaltar que prefere torcer no próprio canto, em vez de provocar torcedores de times adversários. Ele ainda cobrou respeito e disse que "a amizade tem um limite".
“Pô, Xande, não estou te entendendo não, meu cumpadi. Você mandar uma fuleira dessa aí está errado. Não fico aqui zoando ninguém nem falando de porra de Flamengo. Quando está ganhando ou perdendo fico no meu canto torcendo para o meu time e acabou, hein?! Não gosto de zoar e nem de ser zoado. Vê lá, hein?! A gente é amigo, mas, pô, a amizade nossa tem um limite”.
Crise no Flamengo
O Flamengo está em crise desde a contratação do técnico português Vítor Pereira, que trabalhou no Corinthians em 2022. O clube perdeu a final da Supercopa do Brasil para o Palmeiras, foi eliminado na semifinal do Mundial de Clubes diante do Al-Hilal, da Arábia Saudita, e fracassou na decisão da Recopa Sul-Americana contra o Independiente del Valle, do Equador. No Campeonato Carioca, terminou em segundo lugar na primeira fase, com 23 pontos, abaixo do Fluminense, campeão da Taça Guanabara.
A pressão sobre Pereira é ainda maior pelo fato de seu antecessor, Dorival Júnior, ter conquistado dois títulos importantes em 2022: Copa do Brasil e Copa Libertadores. Mesmo com o sucesso do treinador, a diretoria rubro-negra optou pela troca de comando, o que gerou descontentamento na torcida em razão dos maus resultados do português.