Em um jogo muito movimentado e marcado por intervenções corretas do árbitro de vídeo, o Flamengo venceu de virada o Al Ahly por 4 a 2, neste sábado (11), no Estádio de Tânger, no Marrocos. O resultado garantiu ao clube brasileiro o terceiro lugar no Mundial de Clubes da Fifa.
Os cariocas abriram o placar no início, com Gabriel, de pênalti. O Al Ahly empatou ainda na etapa inicial, com Abdelkader. Na etapa final, os egípcios desperdiçaram um pênalti, mas ainda sim viraram, novamente com Abdelkader.
Os africanos ficaram com um jogador a menos, após expulsão de Abdelfattah. Com um jogador a mais, os rubro-negros viraram com gols de Pedro, duas vezes, e Gabriel, de novo de pênalti.
A equipe de Vítor Pereira volta a campo na quarta-feira, quando enfrenta o Volta Redonda, pela oitava rodada do Campeonato Carioca.
Empate na etapa inicial
O Flamengo começou melhor a partida e tinha mais posse de bola. Os rubro-negros chegaram ao gol logo aos dez minutos, com Gabriel. Varela foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti após ser chamado pelo VAR. O atacante cobrou sem chance para o goleiro egípcio.
O revés fez o Al Ahly buscar o ataque. No entanto, os egípcios insistiam nos cruzamentos, sem sucesso. O Flamengo voltou a criar boas chance aos 25 minutos. Em avanço rápido, Pedro aproveitou cruzamento e cabeceou para defesa de El Shenawy. No rebote, Gabriel mandou sobre o travessão.
O panorama da partida seguia o mesmo. De tanto insistir, o Al Ahly chegou ao empate aos 37 minutos. Após cobrança de escanteio, Abdelkader se antecipou a Fabrício Bruno e cabeceou para a rede.
Flamengo resolve no segundo tempo
No segundo tempo, o confronto começou equilibrado. No entanto, o Flamengo teve a primeira boa chance, aos cinco minutos, com Gabriel. Só que o atacante chutou sobre o travessão.
O susto fez o Al Ahly aumentar a intensidade. Tanto que os os egípcios tiveram a chance de virar aos 12 minutos, quando Maaloul viu Santos defender pênalti. Só que dois minutos depois, a equipe africana marcou o segundo. Abdelkader recebeu passe na área, passou por três marcadores e tocou sem chance para o goleiro rubro-negro.
O revés foi sentido pelos cariocas. O Al Ahly aumentou o domínio em campo e quase fez o terceiro aos 18 minutos. Em boa jogada, Percy Tau recebeu passe na área, mas chutou próximo ao ângulo. O Flamengo só respondeu em seguida, quando Ayrton Lucas foi lançado na área e acabou derrubado. Primeiro o árbitro marcou pênalti, mas foi chamado pelo VAR pela falta ter sido fora da área. No entanto, o lateral direito Abdelfattah acabou expulso.
Com a vantagem numérica, o Flamengo se lançou ao ataque. Só que o Al Ahly quase ampliou em contra-ataque rápido. Sherif foi lançado e finalizou na entrada da área em coma de Santos. A resposta dos rubro-negros veio em grande estilo, aos 31 minutos. Após cruzamento, goleiro e zagueiro egípcios se chocaram e a bola ficou com Pedro, que mandou para o gol.
O Flamengo manteve a postura ofensiva em busca da vitória. Os rubro-negros chegaram ao terceiro aos 39 minutos. O árbitro marcou pênalti após ser chamado pelo VAR por mão de Hany na área. Gabriel novamente cobrou sem chance para El Shenawy.
Nos minutos finais, o Al Ahly ainda buscou o ataque em busca do empate. No entanto, o Flamengo aproveitou erro dos egípcios para decretar a vitória nos acréscimos, com Pedro.
AL AHLY 2 X 4 FLAMENGO
Local: Estádio Ibn Batoutua, em Tânger (Marrocos)
Data: 11 de fevereiro de 2023 (sábado)
Horário: 12h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Mustapha Ghorbal (ALG)
Assistentes: Mokrane Gourari (ALG) e Khalil Hassani (TUN)
Cartões amarelos: Ateya, Fathi, Hany, El Shahat e Abdelmonem (Al Ahly); Arrascaeta e Gabigol (Flamengo)
Cartão vermelho: Abdelfattah (Al Ahly)
GOLS
AL AHLY: Abdelkader (aos 37 min do 1°T e aos 14 minutos do 2°T)
FLAMENGO: Gabriel (aos 10 minutos do 1°T e aos 39 minutos do 2°T) e Pedro (aos 31 e 45 minutos do 2°T)
AL AHLY
El Shenawy, Abdelfattah, Yasser Ibrahim, Abdelmonem e Maaloui (El Shahat); Fathi (Dieng), Ateya e Taher; Percy Tau, Abdelkader e Sherif (Hany)
Técnico: Marcel Koller
FLAMENGO
Santos; Guillermo Varela, David Luiz (Pablo), Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal, Arrascaeta (Erick Pulgar) e Everton Ribeiro (Everton); Gabriel Barbosa e Pedro (Matheus França)
Técnico: Vitor Pereira