O Flamengo participará de sua quinta final de Supercopa do Brasil neste sábado, às 16h30, no Mané Garrincha, contra o Palmeiras. Sonhando com o tricampeonato, a equipe carioca tem dois títulos da competição e não participou apenas da primeira disputa do torneio.
O rubro-negro fez sua primeira participação na Supercopa do Brasil em 1991, em duelo contra o Corinthians, campeão brasileiro de 1990. A estreia carioca foi com derrota. O Timão venceu o jogo por 1 a 0 e levantou a taça.
Após 27 anos de hiato, a Supercopa voltou a ser disputada em 2020. O Flamengo foi campeão brasileiro em 2019 e enfrentou o Athletico Paranaense, campeão da Copa do Brasil, em final única. Os cariocas bateram os paranaenses por 3 a 0.
Em 2021, a disputa foi entre Flamengo e Palmeiras. O rubro-negro se sagrou bicampeão nos pênaltis, por 6 a 5. No tempo regulamentar, o jogo ficou empatado em 2 a 2.
Em 2022, em busca do tricampeonato, o Flamengo foi derrotado pelo Atlético. O Galo venceu nos pênaltis, por 8 a 7, após o tempo regulamentar terminar com um empate de 2 a 2.
Vantagem no Mané Garrincha
As decisões de 2020 e 2021, em que o clube rubro-negro conquistou o bi, foram no estádio em Brasília.
Além disso, na Libertadores de 2021, o Flamengo aplicou uma acachapante goleada por 5 a 1 sobre o Olímpia (Paraguai), que garantiu a vaga para as semifinais. Na fase anterior, a equipe havia goleado também no Mané Garrincha o Defensa y Justicia por 4 a 1.
O Flamengo atuou estes dois jogos da Libertadores de 2021 no Mané Garrincha por conta da pandemia do coronavírus. Na época, o governo do Rio de Janeiro não havia liberado público nos estádios. Já o Distrito Federal, na ocasião, permitia parcialmente a presença de torcedores.
O clube rubro-negro tem um desempenho altamente positivo no Mané Garrincha, com um aproveitamento de 66,6%. Até aqui são 38 vitórias, 24 empates e apenas sete derrotas. Ou seja, o Flamengo venceu mais da metade dos jogos que atuou no estádio.