No embalo de Pedro, o Flamengo virou para cima do Avaí e engatou a terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o centroavante fez os dois gols na vitória rubro-negra por 2 a 1, na Ressacada, em Florianópolis. A partida marcou a estreia do chileno Arturo Vidal, que entrou no segundo tempo.
Se castigou os rivais pelo alto nos últimos jogos, o Flamengo sofreu na mesma moeda e viu o Avaí marcar em jogada aérea. Contudo, os cariocas conseguiram superar a boa atuação de Vladimir para virar o jogo no talento de Pedro.
Foi a primeira vez que o Flamengo venceu o Avaí na Ressacada em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro pula para 30 pontos e está na sexta colocação do Brasileirão. Já o Avaí, com 21 pontos, ocupa o 14º lugar.
O Flamengo, agora, tem a Copa do Brasil pela frente. O clube carioca abre o duelo de quartas de final contra o Athletico-PR, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. O próximo compromisso pelo Brasileirão é contra o Atlético-GO, sábado, 20h30, também no Maraca. Já o Avaí visita o América-MG, domingo, às 18h, no Independência.
O duelo entre Avaí e Flamengo
A primeira chance foi rubro-negra. Aos quatro minutos, Pedro girou sobre a marcação, avançou e chutou da entrada da área. A bola saiu à direita, com perigo. O Avaí assustou na sequência. Aos 11, Natanael tentou gol olímpico e obrigou Santos a espalmar. No escanteio seguinte, Pottker cabeceou e marcou. Contudo, o VAR, comandado por Vinicius Furlan, recomendou a revisão do lance. Santos, ao sair do gol, foi tocado por Bissoli. O árbitro Raphael Claus, então, anulou o gol.
O Flamengo quase abriu o placar aos 17 minutos. Após bola roubada, Everton Ribeiro recebeu passe e achou Gabigol na área. Contudo, ele demorou um pouco para finalizar. Vladimir cresceu e defendeu o chute.
Aos 30, o Flamengo perdeu duas chances para marcar. Arrascaeta recebeu de Pedro na área, mas viu Arthur Chaves bloquear o chute. No rebote, o uruguaio, que poderia ter chutado, passou para Gabigol. O artilheiro finalizou com categoria, mas a bola saiu rente à trave direita. No fim do primeiro tempo, aos 45, Gabigol levantou para Pedro. O centroavante cabeceou e viu Vladimir mandar para escanteio.
O Flamengo voltou mais ofensivo para o segundo tempo, com Everton Cebolinha no lugar de Diego. O Avaí quase marcou aos 45 segundos. Bruno Silva tentou cruzar, a bola desviou em Pablo e encobriu Santos, quicando quase em cima da linha. Na cobrança de escanteio, em jogada ensaiada, Natanael cruzou da esquerda. Santos ficou vendido no lance e Arthur Chaves ganhou pelo alto e fez 1 a 0, no primeiro minuto.
O clube carioca não demorou muito para empatar. Aos nove minutos, Matheuzinho cruzou da direita. Gabigol não conseguiu cabecear, mas a bola sobrou para Pedro. O artilheiro deixou tudo igual: 1 a 1. Dois minutos depois, Arrascaeta perdeu a chance de virar. Em contra-ataque, ele recebeu e ficou cara a cara com Vladimir. O uruguaio parou no goleiro.
O Flamengo parou novamente em Vladimir. Aos 28 minutos, Arrascaeta lançou Gabigol. O artilheiro avançou e invadiu a área. A finalização, porém, foi sem muita força e o goleiro defendeu. Dorival Júnior promoveu a estreia de Arturo Vidal, que entrou no lugar de Everton Ribeiro. O técnico também colocou Rodinei no lugar de Matheuzinho.
A virada rubro-negra aconteceu aos 38 minutos do segundo tempo. Gabigol deu bolão para Arrascaeta. O uruguaio tirou de Vladimir, mas a zaga do Avaí cortou quase que em cima na linha. O rebote, porém, ficou com Arrascaeta. Ele cruzou para Pedro. O centroavante fez 2 a 1. O Flamengo venceu mais uma pelo Brasileirão.
AVAÍ 1X2 FLAMENGO
Local: Ressacada, Florianópolis (SC)
Data: 24/07/2022, domingo
Horário: 11h (de Brasília)
Público: 17.557 presentes
Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-Fifa) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartão amarelo: Bruno Silva (Avaí) e Fabrício Bruno (Flamengo)
Gols:
Avaí: Arthur Chaves, no 1' do 2ºT
Flamengo: Pedro, aos 9' e aos 38' do 2ºT
AVAÍ
Vladimir; Kevin, Bressan (Rafael Vaz), Arthur Chaves e Cortez; Raniele (Lucas Ventura), Eduardo e Bruno Silva (Jean Pyerre); William Pottker (Nathan), Natanael (Marcinho) e Bissoli.
Técnico: Eduardo Barroca
FLAMENGO
Santos; Matheuzinho (Rodinei), Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Diego (Everton Cebolinha), Everton Ribeiro (Vidal) e Arrascaeta; Gabigol (Victor Hugo) e Pedro.
Técnico: Dorival Júnior