A partida foi muito semelhante ao duelo de ida, no Nilton Santos. Muito pegado e com poucas chances para ambos os lados. O Flamengo teve o domínio da posse de bola em grande partida dos 90 minutos e foi premiado com o gol no segundo tempo, com Diego, após linda jogada de Berrío.
O jogo
O clássico começou movimentado, com o Flamengo tentando pressionar desde o início. No entanto, quem teve a primeira chance de abrir o placar foi o Botafogo logo aos dois minutos. Após cruzamento de Roger pela direita, a bola chegou em Guilherme. Mesmo livre, o atacante cabeceou por cima do travessão.
O lance assustou os rubro-negros, que diminuíram o ímpeto inicial e preferiram se resguardar para não sofrer o gol. Com isso, os alvinegros passaram a ter mais posse de bola, mas não conseguiam chegar com perigo.
Aos poucos, o Flamengo voltou a buscar o ataque e criou sua primeira chance aos 13 minutos. Guerrero recebeu passe na entrada da área e chutou no canto. Gatito Fernández se esticou e conseguiu fazer grande defesa.
Depois disso, o clássico caiu de rendimento. Os rubro-negros voltaram a dominar e ter posse de bola, mas parava na marcação adversária. Já os alvinegros tentavam emplacar nos contra-ataque, sem qualquer sucesso.
O panorama seguiu o mesmo até os 43 minutos, quando o Botafogo assustou em chute da entrada da área de Matheus Fernandes. Assim, o confronto permaneceu com o placar inalterado até o intervalo.
No segundo tempo, o Flamengo pressionou desde o início e quase marcou aos dois minutos. Após cruzamento, William Arão cabeceou cruzado e por pouco acertou a rede. A resposta do Botafogo veio somente aos 11, com Igor Rabello, também de cabeça.
Os rubro-negros seguiam tendo o domínio da partida e foram recompensados aos 25 minutos. Berrío deu lindo drible em Victor Luís e tocou para a marca do pênalti onde estava Diego. O meia só teve o trabalho de tocar para a rede.
Após o revés, o Botafogo foi obrigado a avançar em busca do empate. O Flamengo recuou e passou a impedir a criação de boas jogadas do adversário. Os rubro-negros foram mais perigosos e aos 40 minutos quase ampliaram em chute de Vinícius Júnior.
Nos minutos finais, os flamenguistas se aproveitaram do nervosismo do Botafogo e conseguiu segurar a bola no campo de ataque. Com isso, os rubro-negros puderam comemorar a classificação para a decisão da Copa do Brasil.
FLAMENGO 1 X 0 BOTAFOGO
FLAMENGO
Thiago, Rodinei, Rever (Rafael Vaz), Juan e Pará; Willian Arão, Gustavo Cuellar, Diego e Everton (Romulo); Orlando Berrío (Vinícius Júnior) e Paolo Guerrero
Técnico: Reinaldo Rueda
BOTAFOGO
Gatito Fernández, Luis Ricardo, Marcelo, Igor Rabello e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso (Gilson), Bruno Silva, Matheus Fernandes (Leandrinho) e João Paulo; Guilherme (Vinícius Tanque) e Roger
Técnico: Jair Ventura
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de agosto de 2017 (Quarta-feira)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Renda: R$ 2.955.550,00
Público: 47.573 pagantes
Cartões amarelos: Paolo Guerrero (Flamengo); Roger, Leandrinho e Bruno Silva (Botafogo)
GOL: Diego, aos 25 minutos do segundo tempo