O CSA jogará a Série C do Campeonato Brasileiro em 2023. O clube alagoano foi para a última rodada da Série B precisando vencer o campeão Cruzeiro, fora de casa, para se salvar, e ia conseguindo cumprir essa difícil missão até os 44 minutos do segundo tempo, quando sofreu o empate e a virada num espaço de dois minutos.
O clube alagoano se junta a Brusque, Operário e Náutico, que já entraram na rodada rebaixados.
Rebaixamento dramático
Como se não bastasse a queda para a Série C, o rebaixamento do CSA aconteceu de forma traumática. O clube alagoano vencia o Cruzeiro por 2 a 1 até os 44 do segundo tempo, com gols de Lourenço e Lucas Barcellos, Geovane Jesus havia anotado o tento celeste, e ia se livrando da queda, mandando o Novorizontino para a terceira divisão.
Mas já aos 44 minutos, Rômulo, que fazia sua despedida do clube celeste, pegou a sobra de uma falta e tocou na saída do goleiro Marcelo Carné, para empatar o jogo.
O empate já rebaixaria o CSA, mas dois minutos depois, aos 46, Luvannor fez boa jogada individual para selar a queda do time alagoano, que fomentou uma rivalidade com o Cruzeiro após o ano de 2019, no famoso caso do “Fala, Zezé”.
A torcida celeste foi à loucura com a virada emocionante e o rebaixamento de uma equipe que se tornou uma “pedra no sapato” do Cruzeiro.
O CSA volta a jogar a Série C do Campeonato Brasileiro após cinco anos. A última vez que os alagoanos haviam disputado a terceira divisão nacional foi em 2017, quando o Azulão se sagrou campeão nacional e conquistou o acesso para a Série B.