Paulo Vitor é o primeiro jogador que chega ao Cruzeiro por meio da parceria com o Valladolid. O caminho inverso já havia sido feito pelo atacante Breno, cria da base celeste, que passou a última temporada emprestado ao clube espanhol e retornou ao Brasil após o fim da temporada europeia.
O atacante chega em definitivo, sem custos, e terá contrato com o Cruzeiro até junho de 2025, mesmo período de duração do seu vínculo com o Valladolid.
%u270D%uFE0F SEJA BEM-VINDO, PAULO VITOR! O atacante chega para reforçar o elenco nesta temporada, com contratação em definitivo até o final de 2025.
%u2014 Cruzeiro %uD83E%uDD8A (@Cruzeiro) July 4, 2023
Que sua trajetória no Cruzeiro seja de muito sucesso! pic.twitter.com/27eggmbKPb
Temporada ruim na Europa
Paulo Vitor chega para compor elenco e dar mais opções para Pepa no lado esquerdo do ataque. Atualmente, o treinador português conta somente com Bruno Rodrigues para a função. O jogador é destro, tem 1,70 m de altura e pesa 64 kg.
Em Portugal, o desempenho de Paulo Vitor deixou a desejar. Foram 29 jogos disputados, 13 como titular e 16 entrando no decorrer das partidas, com um gol marcado e uma assistência dada.
Ele retornaria ao Valladolid após o encerramento de seu empréstimo com o Rio Ave, mas não será aproveitado pela comissão técnica de Paulo Pezzolano na disputa da segunda divisão espanhola.
Paulo Vitor tá #FechadoComOCruzeiro%u270D%uFE0F
— Cruzeiro %uD83E%uDD8A (@Cruzeiro) July 4, 2023
%uD83D%uDCF8 @marcoferraz85 pic.twitter.com/uJLfnRzjou
Surgimento no futebol carioca e desempenho na Europa
Paulo Vitor deu seus primeiros passos no futebol com a camisa do Fluminense, mas estreou profissionalmente pelo Vasco da Gama. No cruzmaltino, o atacante disputou 26 jogos, nas temporadas de 2017 e 2018, mas fez apenas um gol, o que diminuiu seu espaço no clube.
Ainda em 2018, Paulo Vitor foi emprestado para o Albacete, da segunda divisão espanhola. Lá ele disputou apenas dois jogos, e não marcou, sendo repassado para o Marbella FC, da terceira divisão, seis meses depois. O jogador ficou no clube, onde atuou em 22 partidas e fez três gols, até outubro de 2020, quando se transferiu ao Valladolid.
O atacante não chegou a atuar pelo time principal do clube de Ronaldo na Espanha, sendo repassado ao Real Valladolid Promesas, espécie de time B da equipe, que disputava a terceira divisão espanhola. Lá, Paulo Vitor jogou 48 partidas, marcando nove gols, até ser emprestado ao Rio Ave, em julho de 2022.