Afastado preventivamente pela diretoria do Cruzeiro nesta quarta-feira (10/5) por suposto envolvimento em esquema de apostas, o caso envolvendo o volante Richard foi tema de debate após a derrota celeste por 2 a 0 para o Fluminense, no Mineirão, pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Capitão da Raposa, Rafael Cabral foi duro nas palavras ao comentar sobre o esquema criminoso que ataca o futebol brasileiro. O goleiro afirmou que casos como esses, investigados pela Operação Penalidade Máxima II, mancham a classe dos jogadores profissionais.
"Em relação ao Richard, a gente não sabe o que aconteceu. É muito cedo para nós falarmos (alguma coisa). Óbvio que ficamos tristes por um companheiro de equipe, mas, tudo isso que está acontecendo, sinceramente, é uma palhaçada. Acaba denegrindo a nossa classe de jogador. Isso é triste", declarou.
Cabral também revelou que o elenco do Cruzeiro foi comunicado da decisão de afastar Richard antes do posicionamento oficial do clube ser exposto ao público. Ele ainda revelou algumas iniciativas de conscientização que devem ser feitas pelo clube nos próximos dias.
"O clube se manifestou (com o elenco). Obviamente não estamos aqui para julgar ninguém. Não somos a polícia, somos atletas. Mas o clube está se organizando para fazer palestras para conscientizar não apenas os profissionais, mas também os meninos das categorias de base. Isso é importante".
O que disse Pepa?
Pepa também preferiu não entrar em detalhes sobre a situação do volante. Triste com o ocorrido, o português acatou a decisão do departamento de futebol celeste e seguiu em frente pensando no duelo contra o Fluminense.
"Em relação ao Richard, como vocês devem entender, eu não vou e nem posso alongar sobre isso. A partir do momento que o clube emite um comunicado, está falado. Todos nós na vida cometemos erros. Eu não estou aqui para julgar ninguém, até porque o processo ainda vai decorrer. Acima de tudo é o comunicado que o clube fez e nós temos que olhar para os jogadores disponíveis, assim como foi feito", pontuou.
'Caso Richard'
Richard é um dos jogadores citados na operação, informação divulgada pela rádio Itatiaia. O volante, à época no Ceará, é mencionado ao lado de Nino Paraíba, então companheiro de equipe, em uma "aposta casada" para o jogo entre Ceará e Cuiabá, no dia 16 de outubro de 2022.
No jogo investigado, tanto o lateral Nino Paraíba quanto o volante Richard foram advertidos com cartão amarelo. Aos 10 e aos 13 do segundo tempo, respectivamente. Durante as investigações, o MP-GO identificou que a quadrilha adotava, geralmente, o mesmo método para pagamento: a promessa de uma quantia e o depósito de um valor adiantado.
Os prints divulgados das conversas entre Richard e um dos integrantes da quadrilha, mostram o volante se defendendo da acusação que teria fechado com outra organização criminosa, garantindo fidelidade. "Tendeo nada em, manda provar a caminhada que fechei com alguém". "Durante a semana veio uns 3 nego querendo fechar algo cmg e não fecho com ngm a não ser você, sou papo reto bagulho não é brincadeira". "Mais se o man aí não quiser mais é isso memo".
O volante ainda não foi denunciado formalmente, mas o Ministério Público de Goiás segue investigando seu envolvimento. Além de citar os jogadores, o MP-GO ainda não identificou a comprovação do pagamento por parte da quadrilha.