Técnico do Cruzeiro, Pepa foi ao Mineirão nesta terça-feira (9/5) para fazer uma 'inspeção' na qualidade do gramado antes da partida contra o Fluminense. As equipes se enfrentarão na noite desta quarta-feira (10/5), a partir das 21h30, pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Pepa publicou uma imagem nas redes sociais mostrando a qualidade da grama e parecia estar contente com o que viu. Na legenda, ele escreveu: "Até já, nação azul".
O grande questionamento da diretoria da Raposa nos bastidores era se o Gigante da Pampulha estaria em boas condições para receber o duelo contra os cariocas. O jogo também marcará a volta do clube celeste ao estádio depois de seis meses.
No último sábado (6/5), o Mineirão foi palco de um festival sertanejo. Milhares de pessoas marcaram presença no evento no interior do estádio. Temia-se que a grama poderia ser bastante danificada com o pisoteamento dos festeiros.
O gramado passou por reforma recentemente para o plantio da grama de inverno. No início do mês, a Minas Arena - gestora que administra o Mineirão - emitiu uma nota explicando o processo de revitalização.
"O Mineirão iniciou no dia 23 o processo de revitalização do gramado, que consiste em um corte vertical e do plantio da grama de inverno. Esse período segue algumas etapas e é fundamental para garantir a qualidade do gramado ao longo dos jogos da temporada de 2023", disse.
O processo de manutenção da grama é dividido em dois momentos: seis dias para germinação e quatro dias para o primeiro corte. "A técnica, conhecida como overseeding, consiste na aplicação de sementes do tipo ryegrass que, associada à grama bermuda celebration, melhora o aspecto visual e a densidade do campo neste período de temperaturas mais baixas", completou a Minas Arena.
O Cruzeiro não joga no Mineirão desde o dia 6 de novembro de 2022. Na ocasião, a Raposa bateu o CSA por 3 a 2 na 38ª e última rodada da Série B.