Questionado no início da temporada se seria capaz de passar jogos ilesos no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro só conseguiu encaixar sua parte defensiva sob o comando de Pepa. Até a chegada do técnico português, o time celeste só não havia sofrido gol em uma única partida - na vitória por 4 a 0 sobre o Villa Nova.
Pepa precisou de apenas duas oportunidades até reverter essa situação. Para sustentar o modelo de jogo ofensivo, de muita posse de bola e criação pelos lados do campo, o 'gajo' teve que ajustar primeiro a defesa.
No entanto, o processo ainda foi falho nas derrotas para Náutico (1 a 0), nos Aflitos, no Recife, pela ida da 3ª fase da Copa do Brasil, e Corinthians (2 a 1), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Nos três compromissos seguintes, a Raposa não foi vazada.
Desde então, foram vitórias contra Grêmio (1 a 0), no Horto, e Red Bull Bragantino (3 a 0), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 2ª e 3ª rodada do torneio de pontos corridos, respectivamente. Em meio aos dois jogos, os mineiros também triunfaram sobre o Timbu (2 a 0), pela volta da Copa do Brasil.
Qual o segredo para a evolução?
Após o confronto contra o Massa Bruta, nesse sábado (29/4), Pepa explicou o que fez no time para corrigir as falhas defensivas. O treinador afirmou que o apoio dos homens de frente é imprescindível para colher bons frutos.
"São dois (jogos sem sofrer gol no Brasileiro) e por campeonato são três seguidos. Isso é muito importante, nós termos esse espírito. Muitas vezes falamos que ficar sem sofrer gols não dá pontos, mas dá. No mínimo dá um", iniciou.
"Isso não é sinônimo de que vamos atacar e depois defender o tempo todo, longe disso. Temos é que saber defender e perceber que nosso processo defensivo começa é lá na frente com o Gilberto e os pontas. Todos fazem parte do processo e daquilo que eu peço à equipe", completou.
O bom momento defensivo do Cruzeiro está diretamente relacionado à retomada da confiança de Lucas Oliveira, que foi destaque na Série B do Brasileirão do ano passado na posição. Seu parceiro de zaga Luciano Castán também tem surpreendido positivamente.
Os outros pilares do esquema de Pepa são os laterais William e Marlon.
A sequência ilesa do Cruzeiro será colocada à prova mais uma vez no próximo sábado (6/5), às 16h, quando enfrentará o Santos no Independência, pela 4ª rodada do Brasileirão.