O Supermercados BH, um dos patrocinadores do Cruzeiro, registrou faturamento recorde em 2022. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
De acordo com a Abras, o BH é a quinta empresa do ramo varejista que mais fatura no Brasil, com arrecadação de R$ 14 bilhões. Houve crescimento de 26,6% em comparação a 2021, quando a rede movimentou R$ 11,1 bilhões.
O Carrefour é o primeiro, com R$ 108 bilhões; seguido de Assaí Atacadista, R$ 59,7 bilhões; Grupo Mateus, R$ 24,6 bilhões; e GPA - Grupo Pão de Açúcar, R$ 18,5 bilhões.
Além do BH, líder do segmento em Minas, há duas empresas do estado no “top 10”: Mart Minas & Dom Atacadista, R$ 8,3 bilhões; e DMA Distribuidora (dona do Epa e Mineirão Atacarejo), R$ 7,6 bilhões.
Quase R$ 700 bilhões
O setor supermercadista contabilizou faturamento de R$ 695,7 bilhões em 2022, correspondente a mais de 7% do PIB do Brasil, e empregou 3,2 milhões de trabalhadores.
Com relação à margem de lucro, o dado mais recente divulgado pela Abras é de 2021: média de 2,9%. Confira abaixo a variação desde 2013.
Parceiro do Cruzeiro
Com 260 unidades em Minas e mais de 25 mil colaboradores, o Supermercados BH detém parceria com o Cruzeiro graças à intermediação de seu diretor-presidente, Pedro Lourenço de Oliveira, de 67 anos.
Torcedor e conselheiro do clube, Pedrinho, como é conhecido o empresário, tornou-se parceiro da gestão de Ronaldo Fenômeno na gestão da Sociedade Anônima do Futebol por meio de uma operação de debêntures conversíveis.
Lourenço emprestou R$ 100 milhões à SAF - R$ 30 milhões de abatimento de dívida e R$ 70 milhões de capital - e recebeu como garantia de pagamento a possibilidade de se tornar dono de 20% das ações do clube.
Frequentador dos jogos nos estádios, Pedro foi uma das pessoas que convenceram Ronaldo a retomar as negociações com a Minas Arena para o Cruzeiro voltar ao Mineirão.