Treinador do Palmeiras, Abel Ferreira elogiou o seu compatriota Pepa, afirmou que a história de vida do técnico do Cruzeiro é inspiradora e projetou duelo com a Raposa. A declaração do português ocorreu após empate do clube paulista por 1 a 1 com o Tombense nessa quarta-feira (26/4), no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Após garantir classificação na Copa do Brasil, Abel Ferreira falou sobre um possível adversário nas oitavas de final: Pepa. O treinador português ainda não enfrentou o seu compatriota no Brasil, mas fez questão de elogiar o técnico do Cruzeiro.
"É um grande treinador. É um treinador que conheço muito bem o processo de formação dele. É outro treinador que ninguém deu nada, foi tudo à pulso [pelo mérito]. Tem uma história de vida inspiradora, na minha opinião", ressaltou Abel.
Abel Ferreira e Pepa se encontraram em Portugal em nove oportunidades: uma enquanto jogadores e oito vezes como treinadores.
O único duelo dos ex-atletas em campo foi em 2003, com vitória de Abel. Já no comando de equipes lusitanas, os técnicos se enfrentaram entre 2015 e 2019, com seis vitórias do palmeirense, um empate e um triunfo do cruzeirense.
Confronto com Cruzeiro e conversa com Pepa
Abel Ferreira e Pepa duelarão pelo Brasileiro apenas na última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, em 5 de agosto. Antes disso, Palmeiras e Cruzeiro podem se encontrar na Copa do Brasil, a depender do sorteio para as oitavas de final e demais fases, em caso de classificação de ambos os clubes.
Mesmo assim, o técnico do Palmeiras projetou o confronto com o Cruzeiro, que seria um encontro com o seu compatriota. Abel deixou claro que é um duelo como qualquer outro, apesar do sotaque lusitano.
"Para mim, é igual enfrentar um português, um brasileiro, um argentino, um paraguaio, como acontece aqui. Tem vários treinadores de várias nacionalidades. Continuo a dizer que a competência não tem nacionalidade. Quando nos enfrentarmos [Abel e Pepa], seguramente, cada um vai dar o melhor de si", disse o treinador palmeirense.
Abel Ferreira ainda afirmou que não conversou diretamente com Pepa, mas a comissão técnica que está atualmente no Cruzeiro dialogou com os seus companheiros de Palmeiras.
"Os treinadores portugueses têm um sentimento de compartilhar as experiências. Eu não falei diretamente com ele, mas membros da equipe técnica dele entraram em contato com os meus, como já aconteceu com Renato Paiva [técnico do Bahia]", concluiu Abel.