Depois de uma frustrante participação no Campeonato Mineiro, no qual foi eliminado pelo América, o Cruzeiro vislumbra boas campanhas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. O calendário de abril prevê de quatro a cinco partidas nas competições, além de um jogo-treino com o objetivo de melhorar o entrosamento da equipe.
O teste para o técnico Pepa observar o elenco será na quinta-feira (6), às 10h, contra o Juventude, em Belo Horizonte. Depois, haverá confrontos com Náutico, Corinthians, Grêmio e, possivelmente, Bragantino - adversário que a Raposa venceu por 3 a 2, em amistoso na quarta-feira (29), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Os jogos diante do Náutico, na terceira fase da Copa do Brasil, serão nas semanas de 12 e 26 de abril. O primeiro está marcado para o Recife. O segundo ocorrerá em Belo Horizonte. Em caso de empate no placar agregado, haverá disputa por pênaltis para definir o classificado às oitavas de final.
No Brasileiro, a estreia é contra o Corinthians, em 15, 16 ou 17 de abril, em São Paulo. Na segunda rodada, o time encara o Grêmio, em BH. O terceiro duelo, ante o Bragantino, pode ser no fim do mês ou no início de maio. O clube celeste volta à primeira divisão depois de três anos na Série B - 11º, em 2020; 14º, em 2021; e campeão, em 2022.
Análise de Pepa
Após o amistoso contra o Bragantino, Pepa fez um alerta: somente quem estiver 100% fisicamente terá espaço no Cruzeiro. “Eu comentei com o Caixinha (técnico do Bragantino) que, para o primeiro jogo, a intensidade em campo foi pela qualidade dos jogadores”.
“Os brasileiros têm muita qualidade técnica, a bola raramente sai e isso dá velocidade ao jogo. E isso foi uma lição para quem não está no topo em termos físicos: não tem hipóteses de jogar, nenhuma hipótese de jogar. É uma guerra tremenda como foi no jogo”.
Pepa foi contratado pelo Cruzeiro em 20 de março, um dia depois da saída do uruguaio Paulo Pezzolano, que deixou o cargo com o revés para o América por 2 a 1, no Independência, na semifinal do estadual.
O ex-técnico de Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira e Tondela - todos de Portugal - tem a expectativa de levar a Raposa à metade de cima da classificação do Brasileiro e às fases finais da Copa do Brasil.
O ex-técnico de Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira e Tondela - todos de Portugal - tem a expectativa de levar a Raposa à metade de cima da classificação do Brasileiro e às fases finais da Copa do Brasil.
Calendário do Cruzeiro em abril
- Cruzeiro x Juventude - quinta-feira, 6, na Toca II (jogo-treino)
- Náutico x Cruzeiro - semana de 12 de abril, no Recife (ida da 3ª fase da Copa do Brasil)
- Corinthians x Cruzeiro - 15, 16 ou 17 de abril, em São Paulo (1ª rodada do Brasileiro)
- Cruzeiro x Grêmio - 22, 23 ou 24 de abril, em Belo Horizonte (2ª rodada do Brasileiro)
- Cruzeiro x Náutico - semana de 26 de abril, em Belo Horizonte (volta da 3ª fase da Copa do Brasil)
- Bragantino x Cruzeiro - 29, 30 de abril ou 1º de maio, em Bragança Paulista (3ª rodada do Brasileiro)