Adversário do Cruzeiro na terceira fase da Copa do Brasil deste ano, o Náutico esteve no caminho do time celeste na edição de 1993, ano do primeiro dos seis títulos do time celeste no torneio.
Na Copa do Brasil de 1993, Raposa e Timbu se enfrentaram pelas oitavas de final do torneio. No jogo de ida, o Náutico superou o Cruzeiro por 1 a 0, em Recife, com gol de Paulo Leme.
Na volta, no Mineirão, o lateral-esquerdo Nonato e o ponta Nivaldo marcaram os gols do triunfo por 2 a 0, garantindo a classificação celeste.
Na campanha do título de 1993, o Cruzeiro também superou Desportiva-ES (primeira fase), São Paulo (quartas de final), Vasco (semifinal) e Grêmio (final).
Na campanha do título de 1993, o Cruzeiro também superou Desportiva-ES (primeira fase), São Paulo (quartas de final), Vasco (semifinal) e Grêmio (final).
Confronto em 2023
Em sorteio realizado nesta quarta-feira (29/3), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, colocou o Náutico como o adversário na terceira fase da Copa do Brasil deste ano. A Raposa decidirá o segundo jogo da eliminatória em casa.
Por ter sido campeão da Série B no ano passado, o Cruzeiro estreia na Copa do Brasil diretamente na terceira fase. Já o Náutico passou por Vila Nova e São Bernardo nas etapas anteriores do torneio.
Os jogos entre Cruzeiro e Náutico ainda não têm datas e horários marcados. O calendário da CBF, porém, prevê que as 64 partidas da terceira fase da Copa do Brasil sejam realizadas nas semanas dos dias 12 (ida) e 26 (volta) de abril.
Será a primeira etapa da competição com duelos com dois jogos. Nas fase anteriores, o classificado foi definido em partida única.