2

Pepa revela esquema tático que deve adotar no Cruzeiro

Novo treinador da Raposa explicou preferências de jogo, mas não descartou adaptações com os jogadores que terá à disposição para compor esquema

Português Pepa foi apresentado como novo técnico do Cruzeiro
foto: Reprodução

Português Pepa foi apresentado como novo técnico do Cruzeiro


O português Pepa revelou detalhes sobre o estilo de jogo que pretende adotar à frente do Cruzeiro. O novo treinador chega com a missão de elevar o moral do clube com o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Para isso, ele acredita que o esquema tático pode variar conforme as características dos jogadores que terá à disposição.

Em entrevista coletiva na Toca da Raposa, o técnico contou que costuma utilizar o esquema 4-3-3. No início desta temporada, ainda sob o comando de Paulo Pezzolano, o time celeste não tinha um esquema definido e foi à campo com diferentes formações. 

"Acima de tudo, uma base de uma linha de quatro, com três meias e três avançados. Mas ficar falando de convicções e passado recente seria injusto por dizer que está tudo fechado. Não está tudo fechado. Tem que perceber as características dos jogadores e potencializá-los ao máximo. Com uma ideia fechada não vou rentabilizá-los e nem tirar o maior proveito dos jogadores", explicou Pepa.

Em comparação ao estilo de jogo do uruguaio, Pepa elogiou a forma intensa e o desempenho do trabalho campeão feito em 2022, mas falou que o dia a dia será analisado para tomar decisões.

"Elogiei a questão do título, intensidade da equipe. O respeito é total. Não quero entrar em comparações. São questões que vão ser analisadas, questões táticas e de opção. Posso prometer que a torcida vai ter orgulho da equipe", contou.

O treinador também disse que estudou o Cruzeiro antes de ser oficializado como novo comandante.

"O conhecimento do plantel é profundo antes de ter chegado. O conhecimento do Cruzeiro é profundo."

Apesar de deixar possibilidades abertas para aprimorar o estilo de jogo, o português se mostrou confiante quanto aos objetivos que pretende atingir com o elenco que tem à disposição.

"A ideia é fixa, mas é aberta aos jogadores e ao elenco. É conhecer de forma profunda o plantel que temos. Há uma convicção muito grande dos objetivos que temos e vamos atingir, não tenho dúvidas nenhuma disso", falou. 

Pouco tempo para estreia


O Cruzeiro tem pouco menos de um mês para se preparar para a estreia no Brasileirão. O treinador afastou a pressão para o começo do trabalho e afirmou que trabalhará com o tempo que tem disponível para entregar resultados.  

"Não vou ficar chorando que o Brasileirão começa a pouco tempo, não vale a pena. Tenho duas duas opções: olhar para as coisas negativas ou positivas. Prefiro olhar pelo lado positivo. Faltam duas semanas. É trabalhar no limite e aprofundar o conhecimento na prática com os jogadores", opinou o técnico. 


Compartilhe