A Máfia Azul, uma das torcidas organizadas do Cruzeiro, protestou nesta quinta-feira (23) em frente à Toca da Raposa II após a repaginação de mascote do clube. Nas redes sociais, os torcedores pedem o 'antigo' Raposão de volta.
A torcida se reuniu com tambores e faixas para protestar. Em conjunto, eles exigem que Ronaldo, sócio majoritário da SAF celeste, devolva o antigo mascote.
"Ronaldo, gordão, devolve o Raposão", gritaram os cruzeirenses.
Ainda nos vídeos, é possível ver os torcedores com um cartaz escrito "Respeitem nossa história".
Ainda nos vídeos, é possível ver os torcedores com um cartaz escrito "Respeitem nossa história".
Nas redes sociais, a Máfia Azul publicou uma nota de repúdio à mudança da mascote. A torcida pede para que a nova gestão valorize a história do clube e a identificação com a Raposa.
"O Raposão é o maior mascote do Brasil, e sempre se fez presente pelo carisma, força e seriedade, tudo ao mesmo tempo. É inadmissível as mudanças feitas no mascote, e só corroboram aquilo que estamos vendo faz tempo: a falta de sinergia com o torcedor, que agora é mero cliente, e principalmente a falta de conhecimento de muitos que hoje estão no Clube sobre o Cruzeiro e principalmente a própria torcida", escreveu o perfil.
Nova identidade e memes
No dia em que completa 20 anos, o Raposão teve a nova identidade visual apresentada pelo Cruzeiro. Em vídeo divulgado pelo clube nas redes sociais, as versões antigas da mascote saudaram a chegada do repaginado animador da torcida celeste, acompanhado do também renovado Raposinho.
"Inspirado no desenho do cartunista Mangabeira, de 1945, o Raposão teve diversas versões físicas, mas hoje recebe sua primeira grande repaginação visual, junto com o Raposinho", informou o Cruzeiro.
Além das críticas e prostestos por parte da torcida celeste, a mudança também gerou memes de torcidas rivais.